Análise da contribuição da história da ciência ao ensino da teoria celular em livros didáticos de Biologia

Conteúdo do artigo principal

Adeilson Moizés de Oliveira
José Adolfo Mota de Almeida
Jaqueline Moritz

Resumo

Os livros didáticos constituem importante fonte de pesquisa dos professores, incluindo, por exemplo, temas relacionados à história da Teoria Celular. Nessa perspectiva, esta pesquisa analisou como os livros didáticos de biologia, do ensino médio, têm trabalhado as questões históricas relacionadas à Teoria Celular. Para isso, foram selecionados três livros didáticos, os quais foram analisados para verificar como os autores utilizaram a História da Ciência, ao contextualizarem temas relacionados à Teoria Celular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise bibliográfica e documental. Como metodologia de análise, empregamos a Análise de Conteúdo, estabelecendo, como categorias, algumas das visões deformadas apresentadas por Gil Pérez e colaboradores. Os resultados revelaram que muitas das visões deformadas de ciência são reproduzidas nos livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, A. M. de, Almeida, J. A. M. de, & Moritz, J. (2023). Análise da contribuição da história da ciência ao ensino da teoria celular em livros didáticos de Biologia . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 865–887. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1013
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Adeilson Moizés de Oliveira, Instituto Federal do Paraná

Licenciado em Ciências Biológicas - Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama. Umuarama, PR - Brasil.  Mestrando em Sustentabilidade - Universidade Estadual de Maringá e  Instituto Federal do Paraná  (PSU-UEM/IFPR). Maringá, PR - Brasil. 

José Adolfo Mota de Almeida, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Umuarama. Umuarama, PR - Brasil. 

Jaqueline Moritz, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Geografia - Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Guarapuava, PR - Brasil.  Mestre em Educação - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cascavél, PR - Brasil. Docente - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Campus Umuarama. Umuarama, PR - Brasil. 

Referências

ALMEIDA, J. A. M.; PINTO NETO, P. C. A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 2, p. 394-413, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8636465 . Acesso em: 21 ago. 2021.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 279p.

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em 08 fev. 2022.

BRASIL, MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais / Ensino Médio. Parte III Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

BRASIL, MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

BRASIL, MEC/SEF. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; PESSOA DE CARVALHO, A. M.; PRAIA, J.; VILCHES, A. (org.). A necessária renovação do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior. In: SILVA, C. C. (org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2006. 416 p.

FIGUEIRÔA S. F. M. História e Filosofia das Geociências: relevância para o ensino e formação profissional. Terra e Didática, 5(1):63-71, 2009.

FIORESE, J. Z.; DELIZOICOV, N. C. Livros didáticos de Biologia e a História da Ciência. Roteiro, v. 40, n. 1, p. 79-100, 2015.

FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em ensino de ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C. CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

HOTTES, C. F. The Contributions to Botany of Julius von Sachs. Annals of the Missouri Botanical Garden , v. 19, n. 1, p. 15-30, 1932.

JACOB, F. A lógica da vida: uma história da hereditariedade. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

KUTSCHERA, U.; NIKLAS, K. J. Julius Sachs (1868): the father of plant physiology. American Journal of Botany , v. 105, n. 4, pág. 656-666, 2018.

LOPES, A. C. MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2018.

MACEDO, E. A imagem da Ciência: folheando um livro didático. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 86, p. 103-129, 2004.

MARTINS, A. A.; GARCIA, N. M. D. Livros didáticos: elementos da cultura escolar, produtos culturais e mercadorias. In: GARCIA, N. M. D. (org.). O livro didático de Física e de Ciências em foco: dez anos de pesquisa. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

MARTINS, L. A. P. A. História da Ciência e o ensino de Biologia. Ciência & Ensino, v. 3, n. 2, 1998.

MARTINS, R. A. A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. 416 p.

MARTINS, R. A. Robert Hooke e a pesquisa microscópica dos seres vivos. Filosofia e História da Biologia, v. 6, n. 1, p. 105-142, 2011.

MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p.164-214, 1995.

MATTHEWS, M. R. History, philosophy, and science teaching: The present rapprochement. Science & Education. v.1, n.1, p.11-48, 1992.

MATTHEWS, M. R. Science Teaching: The role of history and philosophy of Science. New York: Routledge, 1994.

MATTHEWS, M. R. Um papel da história e da filosofia no ensino de ciências. Interchange, v. 20, n. 2, p. 3-15, 1989.

MAYR, E. Isto é biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

MINAYO, M. C. S. Ciência técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002. 80p.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Construção de estatutos de ciência para a biologia numa perspectiva histórico-filosófica: uma abordagem estruturante para seu ensino. 2010. 439 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista. Bauru: UNESP, 2010.

NIKLAS, K. J.; KUTSCHERA, U. Revisiting Julius Sachs’s “Physiological Notes: II. contributions to the theory of the cell. a) energids and cells” (1892). Biological Theory, p.01-05, 2022.

OGO, M. Y.; GODOY, L. P. Introdução ao estudo das células. In: OGO, M. Y.; GODOY, L. P. Contato Biologia. São Paulo: Quinteto, 2016. v.1, p. 46-57.

OLIVEIRA, V. D. R. B. As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia: o episódio da dupla hélice do DNA. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2009.

ORTIZ, E. História da ciência no ensino de biologia: virtudes e dificuldades da contextualização histórica do episódio da dupla hélice do DNA. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática- Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2015.

PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (org.), Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. Edufscar, São Carlos-SP, 2008.

PINHEIRO, R. M. S.; ECHALAR, A. D. L. F.; QUEIROZ, J. R. O. O conceito de célula em livros didáticos de Biologia: ciência aproblemática e a-histórica. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021.

PRESTES, M. E. B. Teoria celular: de Hooke a Schwann. São Paulo: Scipione, 1997.

PRESTES, M. E. B.; CALDEIRA, A. M. A. A importância da história da Ciência na educação científica. Filosofia e história da biologia, v. 4, n. 1, p. 1-16, 2009.

ROSA, M. D. O livro didático, o currículo e a atividade dos professores de Ciências do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 1, n. 1, 2018.

SACHS, J. História da botânica (1530-1860). Clarendon Press, 1890.

SANDRIN, M. F. N.; TERRAZZAN, E. A. História da ciência no ensino de biologia: A cronobiologia e o estudo do "sono das plantas." In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA; SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DO INTERNATIONAL COUNCIL OF ASSOCIATIONS FOR SCIENCE EDUCATION, 5., 2011, Londrina. Anais [...] Londrina: V EREBIO-SUL; IV ICASE. Disponível em: http://www.uel.br/ccb/biologiageral/eventos/erebio/comunicacoes/T224.pdf Acesso em: 29 jun. 2021.

SANTOS, A. F.; OLIOSI, E. C. A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 39, 24 jun. 2013.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, São Leopoldo, RS, Ano 1, n. 1, jul., 2009.

SEQUEIRA, M.; LEITE, L. A História da Ciência no ensino-aprendizagem das Ciências. Revista Portuguesa de Educação. v.1, n.2, 1998.

SILVA JÚNIOR, C.; SASSON, S.; CALDINI JÚNIOR, N. A célula, unidade fundamental dos seres vivos. In: SILVA JÚNIOR, C.; SASSON, S.; CALDINI JÚNIOR, N. Biologia. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. v.1, p. 182-192.

SILVA, A. P. B.; SILVA, J. A. A influência da Naturphilosophie nas ciências do século XIX: eletromagnetismo e energia. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 24, p. 687-705, 2017.

SILVA, E. C. C. A Teoria Celular em livros didáticos de biologia: uma análise a partir da abordagem histórico-filosófica da ciência. 290p. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática -Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

SILVA, E. C. C.; AIRES, J. A. Concepções filosóficas de vida: contribuições ao ensino da teoria celular. Philosophy & History of Biology, v. 14, n. 2, 2019.

SILVA, M. R.; PASSOS, M. M.; VILAS BOAS, A. A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo. Ciência e Educação, v.19, n.3, p.599-616, 2013.

THOMPSON, M.; RIOS, E. P. A descoberta da célula. In: THOMPSON, M.; RIOS, E. P. Conexões com a Biologia. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2016. v.1, p. 240-242.

Artigos Semelhantes

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.