Projeto pedagógico curricular de um curso de Ciências Biológicas um olhar para as teorias do currículo

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Jessica Silva dos Santos
Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e comparar a(s) teoria(s) de currículo que constam nos projetos pedagógicos curriculares (PPCs) de um curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública, localizada no noroeste do Paraná. Para tanto, foi realizada uma análise comparativa entre o antigo PPC, vigente entre os anos de 2011-2019 e o mais recente PPC, vigente desde 2020 até atualmente. Os dados mostraram que o antigo PPC possuía uma tendência para as teorias tradicionais, pois apresentou, principalmente conceitos de planejamento e eficiência. Já o PPC do curso em vigência apresentou uma tendência para as teorias pós-críticas, pois introduziu conceitos que discutem questões humanas, tais como, raça e sexualidade e também questões ambientais. 

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Como Citar
Santos, J. S. dos, & Moreira, A. L. O. R. (2023). Projeto pedagógico curricular de um curso de Ciências Biológicas: um olhar para as teorias do currículo. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 341–353. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1041
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Jessica Silva dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática  - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR - Brasil 

Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora - em Ciências  - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil. Pós-Doutora - Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR). Paranavaí, PR - Brasil. Pós-Doutora - Instituto de Educação  - Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. Professora Associada  - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR - Brasil. 

Referências

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