A educação em direitos humanos na formação de docentes um estudo a partir de projetos pedagógicos de curso (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas

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Sandra Soceki da Rocha
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira

Resumo

O presente artigo tem como tema geral a Educação em Direitos Humanos na formação de docentes em Ciências Biológicas. O objetivo é analisar as formas pelas quais as instituições de ensino estão implementando a temática de Direitos Humanos na formação de futuros docentes de Ciências e Biologia do ensino fundamental e médio, a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Para isso, seguiu-se a metodologia de análise documental e utilizou-se a estratégia de análise de conteúdo dos projetos pedagógicos das Licenciaturas em Ciências Biológicas de 30 instituições públicas. Quanto à conclusão, percebeu-se que a maioria das instituições do país têm se esforçado para implementar a discussão dos Direitos Humanos nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, com algumas exceções de que se pretende tratar.


 

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Como Citar
Rocha , S. S. da, & Oliveira , R. D. V. L. de. (2023). A educação em direitos humanos na formação de docentes: um estudo a partir de projetos pedagógicos de curso (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1522–1542. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1085
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Sandra Soceki da Rocha , Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Mestrado em Educação - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR.). Curitiba, PR -  Brasil.

Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira , Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor Magistério Superior - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. 

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