Encontro, diferença e retomada partilhas criativas com povo Kariri-Xocó

Conteúdo do artigo principal

Victor Hugo da Silva Iwakami
Alik Wunder

Resumo

Desde 2013, a parceria com o grupo Sabuká do povo Kariri-Xocó (Alagoas) tem oferecido diferentes possibilidades de encontros. Deste, reverberam desenhos, escritas, fotografias, narrativas e regimes conceituais em criações e pesquisas em educação. A retomada que este povo realiza em suas terras originárias na Terra Indígena Kariri-Xocó nos é oferecida como palavra disparadora e nos provoca a pesquisar retomando gestos criativos e linguagens como a narrativa literária, o desenho e a fotografia. A potência do pensamento anímico e o atravessamento das formas de ser e pensar dos Kariri-Xocó nos permitem um deslocamento de perspectiva e  imaginar um ensino de biologia mais aberto às diferenças às outras lógicas de compreender o mundo. No encontro aberto às multiplicidades e a outras concepções de vida, a educação toma possibilidades de um ensino interdependente entre seres humanos e não-humanos, igualitário entre diversas inteligências, humanizado diante das outras humanidades.

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Como Citar
Iwakami, V. H. da S., & Wunder, A. (2024). Encontro, diferença e retomada: partilhas criativas com povo Kariri-Xocó . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 75–91. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1092
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Victor Hugo da Silva Iwakami, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil

Alik Wunder, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professora efetiva - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. 

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