Alfabetização científica e enfoque CTSA abordando transgênicos no ensino fundamental

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Dayane Cândido da Silva
Suzane Bezerra de França

Resumo

Este trabalho consiste em analisar o desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa sobre transgênicos, visando a alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental. A temática proposta abarca conhecimentos científicos e tecnológicos que possibilitam um trabalho didático com interesse em discussões multidimensionais, de acordo com o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Através da sequência de ensino investigativa, conseguimos inferir que as três atividades propostas (levantamento dos transgênicos em casa, entrevistas com familiares e construção de HQs no Pixton), possibilitaram que os estudantes agissem como autores centrais do seu processo de ensino-aprendizagem e também desenvolvessem habilidades científicas, tais como o pensamento lógico, a formulação de hipóteses e a organização de informações e conceitos.

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Como Citar
Silva, D. C. da, & França, S. B. de. (2023). Alfabetização científica e enfoque CTSA: abordando transgênicos no ensino fundamental. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1211–1232. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1095
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Dayane Cândido da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Mata Norte, PE - Brasil.

Suzane Bezerra de França, Universidade de Pernambuco

Doutorado em Ensino das Ciências - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Recife, PE - Brasil. Professora adjunta - Universidade de Pernambuco (UPE) e Docente no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE - Brasil. 

Referências

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