Recursos didático-pedagógicos diversificados para o ensino de Botânica

Conteúdo do artigo principal

Rosiane Elvina Sousa de Andrade
Natanael Charles da Silva
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo

Resumo

O estudo objetivou discutir, por meio da construção e aplicação de uma Sequência Didática que fez uso de recursos didático-pedagógicos diversificados, sobre o processo de ensino e aprendizagem em botânica diante da diversidade de ferramentas pedagógicas utilizadas. A pesquisa qualitativa contou com a participação de 34 alunos do ensino fundamental II (educação básica) de uma escola localizada na cidade de Natal-RN. Os resultados apontam que as atividades proporcionaram maior interação entre os estudantes, maior autonomia no desenvolvimento das atividades e descoberta de novas ferramentas didático-pedagógicas por parte dos discentes. Portanto, a diversificação dos recursos metodológicos a serem utilizados em sala de aula enriquece e dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, pois promove a participação coletiva dos alunos.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Andrade, R. E. S. de, Silva, N. C. da, & Araújo, M. F. F. de. (2024). Recursos didático-pedagógicos diversificados para o ensino de Botânica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 114–136. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1142
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Rosiane Elvina Sousa de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN - Brasil.  Professora da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Norte. Natal, RN - Brasil.  

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática  - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN - Brasil. Professor de Biologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - (IFPA) Campus Abaetetuba. Francilândia, Abaetetuba, PA - Brasil. 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil.  Professora titular - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN - Brasil. 

Referências

ALMEIDA, S. L.; ARAÚJO, M. F. F.; SILVA, N. C. Aprender ciências por meio de textos de divulgação científica: estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais. Educação & Formação, v. 7, n. 1, p. 23, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8944/8225. Acesso em: 14 fev. 2023.

ARROIO, A.; DINIZ, M. L.; GIORDAN, M. A utilização do vídeo educativo como possibilidade de domínio da linguagem audiovisual pelo professor de Ciências. V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 5., 2005. Anais eletrônicos, Bauru, v. 5, p.1-10, 2005.

ARROIO, A.; GIORDAN, M. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química nova na escola, v. 24, n. 1, p. 8-11, 2006.

BARBOSA, P. P.; URSI, S. Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um Curso de Formação Continuada a Distância. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 4, n. 1, p. 42-64, 2021.

BARBOSA, T. D. J. V. B.; PAES, L. S.; MARQUES, J. D. O.; DE FREITAS, M. S.; TAVARES, L. A. Atividades de ensino em espaços não formais amazônicos: um relato de experiência integrando conhecimentos botânicos e ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 11, n. 4, p. 174-183, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 set. 2022.

CABELEIRA, M. D. S.; FELLIPETTO, I. F.; ARAÚJO, M. C. P. Compreensões de professores do ensino médio em relação aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Revista Vitruvian Cogitationes, v. 2, n. 1, p. 134-149, 2021.

CAMBRÉA, V. C. Vamos jogar? Jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. Caderno de Textos FCC, v. 35, p. 131-159, 2012.

CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, v. 47. 2002. p.47-60.

COSTA, A. M. M.; BRITO, S. F.; MOTA, A. P. A. Publicações sobre ensino de botânica: o que os estudos dos anos de 2017 a 2020 mostram? Arquivos do Mudi, v. 25, n. 2, p. 111-126, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55811/751375152540. Acesso em: 21 set. 2022.

DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano?. Experiências em ensino de ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018.

FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.

FONSECA, J. J. S. Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, M.; PEREIRA, E. R. O diário de campo e suas possibilidades. Quadernos de Psicologia, v. 20, n. 3, p. 235-244, 2018.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 1, p. 75- 78, 2008.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GOMIDES, L. F.; LAZZARONI, J. H. D. G.; CUPERTINO, M. C.; ROCHA-FILHO, I. B. M..; NOGUEIRA, R. S.; DIAS-JUNIOR, S.V.; CARVALHO, V. M. M.; BARRETO, L. B.; BATISTA, R.S. Meditação, Memória e Aprendizagem: Estudos Neurobiológicos. Revista Neurociências, v. 29, p. 1–37, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10871. Acesso em: 17 maio. 2023.

GÜLLICH, R. I. C. A botânica e seu ensino: história, concepções e currículo. Dissertação de Mestrado. Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, RS, 2003.

KEMPER, A.; ZIMMERMANN, E. Textos populares de divulgação científica como ferramenta didático-pedagógica: o caso da evolução biológica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2010.

LEME, J. S.; URSI, S. Ciclos de vida das plantas: uma visão integradora. Revista da SBEnBIO, v. 7, p. 4288-4297, 2014.

LIMA, J. C.; SILVA, D. E. L. O ensino de ciências da natureza com enfoque na botânica, anos finais, por meio de trilhas interpretativas. Scientia Naturalis, v. 4, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/6104. Acesso em: 21 set. 2022.

LOPES, B. M.; FANFA, M. S.; LEÃO, R. S. C. Espaços de educação não formal: no mar, no céu e na flora. 1º Seminário especial estudos e pesquisas em educação em ciências. 2.ed. Porto Alegre: LETRA1, 2022. Disponível em:

https://web.archive.org/web/20220605112650id_/https://www.editoraletra1.com.br/epub/9786587422251/9786587422251.pdf#page=111. Acesso em: 21 set. 2022.

MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 88, n. 3, p. 1577-1595, 2016.

MELO, E. A.; ABREU, F. F.; ANDRADE, A. B.; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de Botânica no Ensino Fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, v. 8, n. 10, p. 44-58, 2012.

MIRANDA, S. Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. 1. ed. Campinas: Papirus, 2001.

MORAES, I. G.; DE ALMEIDA, O. J. G. Jardim Sensorial: O ensino de Botânica através dos sentidos. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019. Anais do..., Fortaleza. 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID5463_15082019204758.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.

MORAN, J. M. Leituras dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993.

MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. (Mídias Contemporâneas, 2) p. 15-33. ISBN: 978-978-85-63023-14-8.

NEVES, A.; BÜNDCHEN, M.; LISBOA, C. P. Cegueira botânica: é possível superá-la a partir da Educação? Ciência & Educação (Bauru), v. 25, p. 745-762, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/xQNBfh3N6bdZ6JKfyGyCffQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06 out. 2022.

PANTOJA, A. P.; SILVA, N. C.; MONTENEGRO, A. V. Uso de elementos da gamificação como recurso metodológico no ensino de Biologia: aplicações no ensino remoto no IFPA - Câmpus Abaetetuba. Vivências, v. 18, n. 36, p. 303-321, 2022.

RODRIGUES, A. A. T.; MEIADO, M. V.; SOARES, S. M. N. A. Divulgação científica nas escolas: a importância da polinização das flores na agricultura. Paubrasilia, v. 5, p. e84-e84, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/article/view/84/55. Acesso em: 14 fev. 2023.

SANTOS, K. M.; MIRANDA, J. C. Uso de um jogo didático como motivador para estudo da relação entre o Rio Pomba e a cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ. Educação Ambiental em Ação, v. 61, p. 1-18, 2017.

SANTOS, M. S. B.; MOREIRA, J. A. S. Políticas curriculares na BNCC e o ensino das ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio. Horizontes-Revista de Educação, v. 8, n. 15, p. 61-80, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10343. Acesso em: 21 set. 2022.

SCARPA, D. L.; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos avançados, v. 32, p. 25-41, 2018.

SCHWAN, G.; SANTOS, R. A. Dimensionamentos curriculares de enfoque CTS no ensino de ciências na educação básica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e098120, 2020.

SILVA, V. T. D.; AOYAMA, E. M. A. Imagem e educação: uso da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de Botânica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, v. 11, n. 2, 2022. https://doi.org/10.9771/re.v11i2.38521

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 33-44.

SOUZA, L. M. C. de; NOGUEIRA, C. A Pesquisa participante e a educação ambiental na prática laboratorial com estudantes do ensino fundamental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 5, p. 617–623, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n5p617-623. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8134. Acesso em: 11 maio. 2023.

URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. D. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos avançados, v. 32, p. 07-24, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/fchzvBKgNvHRqZJbvK7CCHc/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 19 set. 2022.

VELOSO, P. H. F.; CORRÊA, M. C. S; SANTANA, J. M. V.; MENDES, M. G. A.; AZEVEDO, I. F. P. Uso de jogos como metodologia ativa no ensino superior: uma visão didática sobre os vegetais e uma ferramenta no ensino da botânica. 13°Fórum Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2019.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.