Ensino de botânica um olhar acadêmico de ciências biológicas

Conteúdo do artigo principal

Raridiane Fortes Ribeiro de Carvalho
Davi Nascimento Costa
Jesus Rodrigues Lemos
Gardene Maria de Sousa
Ivanilza Moreira de Andrade

Resumo

Refletir sobre a sua prática docente permite ao professor a condução mais efetiva dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste intuito, objetivou-se descrever a visão dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre o ensino de Botânica e a importância para sua formação profissional e prática pedagógica. Os resultados foram baseados em questionários semiestruturados aplicados a discentes das disciplinas de Botânica. Foi evidenciando que o maior índice de reprovação ocorre na disciplina relacionada ao conhecimento sobre as criptógamas, primeiro contato dos alunos com o conteúdo vegetal. Embora aulas práticas sejam aplicadas, os acadêmicos consideraram que a melhor alternativa seria aumentar o número de aulas práticas como estratégia para facilitar o ensino e a aprendizagem em conteúdo de Botânica.

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Como Citar
Carvalho, R. F. R. de, Costa, D. N., Lemos, J. R., Sousa, G. M. de, & Andrade, I. M. de. (2024). Ensino de botânica: um olhar acadêmico de ciências biológicas. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 765–786. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1235
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Raridiane Fortes Ribeiro de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, PI - Brasil. 

Davi Nascimento Costa, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Parnaíba, PI - Brasil. Doutorando em Biotecnologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE - Brasil. 

Jesus Rodrigues Lemos, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (USP. São Paulo, SP - Brasil. Professor Associado IV do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba, PI - Brasil. 

Gardene Maria de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências (Botânica) pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Professora Associada IV da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, PI - Brasil. 

Ivanilza Moreira de Andrade, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutora em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UFES). Feira de Santana, BA - Brasil. Professora Titular do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba, PI - Brasil 

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