Tessituras entre teses e dissertações sobre o PCK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo) no ensino de Ciências e Biologia

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Rutiléia Mendes de Morais
Benedito Gonçalves Eugênio

Resumo

O presente trabalho objetivou compreender como o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) tem se manifestado no âmbito do ensino de Ciências e da Biologia. A análise foi realizada por meio de dissertações e teses que compõem a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, bem como no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O recorte temporal compreende o período de 2011 a 2022. Os dados que compõem o corpus foram organizados segundo a técnica de análise do conteúdo. Os resultados indicam a escassez de trabalhos que envolvam o Ensino de Ciências e Biologia.

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Como Citar
Morais, R. M. de, & Eugênio, B. G. (2024). Tessituras entre teses e dissertações sobre o PCK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo) no ensino de Ciências e Biologia . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 860–873. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1310
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Rutiléia Mendes de Morais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra e Doutoranda em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitoria da Conquista, BA - Brasil. 

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas, SP - Brasil.  Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquista, BA - Brasil. 

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