Programa residência pedagógica como possibilidade de desenvolvimento profissional de estudantes de licenciatura em Ciências Naturais

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Amanda Marina Andrade Medeiros
Andre Vitor Fernandes dos Santos

Resumo

O artigo discute a constituição do Programa Residência Pedagógica enquanto um espaço privilegiado para a constituição do desenvolvimento profissional de estudantes de Licenciatura em Ciências Naturais. A partir da análise da experiência do Subprojeto Ciências Naturais da Universidade de Brasília são analisados aspectos que contribuem para o desenvolvimento profissional de professores em formação inicial. Com base na Teoria da Subjetividade foram analisados os dados obtidos por meio de questionários e pelo complemento de frases que indicaram, pelo menos, quatro perspectivas que se articulam entre si: processo de reflexão sobre a própria prática; processos afetivos que constituem o profissional; o desenvolvimento como processo relacional; e a organização do trabalho pedagógico como espaço de desenvolvimento e formação docente.

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Como Citar
Medeiros, A. M. A., & Santos, A. V. F. dos. (2024). Programa residência pedagógica como possibilidade de desenvolvimento profissional de estudantes de licenciatura em Ciências Naturais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 675–693. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1475
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Amanda Marina Andrade Medeiros, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil. Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil.

Andre Vitor Fernandes dos Santos, Universidade de Brasília

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil

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