Uma trajetória por entre os percursos na didática das Ciências da Natureza e Biologia e a formação de professores roda SBEnBIO com Vera Mattos Machado

Conteúdo do artigo principal

Diego Marques da Silva
Diógenes Valdanha Neto
Iana Marassi dos Santos
Vitor Abrahão Cabral Bexiga
Vera de Mattos Machado

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma entrevista com a Professora Doutora Vera de Mattos Machado, destacando sua notável trajetória no ensino de ciências da natureza e biologia. A entrevista, conduzida no âmbito do projeto Roda Sbenbio, aborda a evolução da carreira acadêmica e profissional de Vera desde sua formação inicial até suas contribuições significativas na formação de professores. Discutindo conceitos como transposição didática e teoria antropológica do didático, Vera compartilha insights sobre a implementação de políticas curriculares e a necessidade de abordagens específicas e diferenciadas da didática em ciências. O diálogo revela a complexidade dos desafios educacionais e a importância de uma formação docente reflexiva e adaptada às realidades locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, D. M. da, Valdanha Neto, D., Santos , I. . M. dos, Bexiga, V. . A. C., & Machado, V. de M. (2024). Uma trajetória por entre os percursos na didática das Ciências da Natureza e Biologia e a formação de professores: roda SBEnBIO com Vera Mattos Machado. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 1065–1079. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1611
Seção
Comunidade SBEnBio
Biografia do Autor

Diego Marques da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, PR - Brasil. Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).Dourados, MS - Brasil.

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Docente na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Canpinas, SP - Brasil

Iana Marassi dos Santos , Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso

Mestra em Ensino de Biologia pela Universidade Federal de de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, MT - Brasil. Doutoranda em Ensino pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). São Cristovão, SE  - Brasil. Professora na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Cuiabá, MT - Brasil. 

 

Vitor Abrahão Cabral Bexiga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Científica e Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Dourados, MS - Brasil. Doutorando em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, MT - Brasil. 

Vera de Mattos Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, MS - Brasil. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, MS - Brasil.

Referências

ESTATUTO da Associação Brasileira de Ensino de Biologia. S.d. Disponível em: https://www.sbenbio.org.br/estatuto/ . Acesso em: 22 nov. 2024.

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021. Edição do Kindle.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 11ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. Edição do Kindle.

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.