Gênero e sexualidade na escola uma experiência com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Conteúdo do artigo principal

Roniel Santos Figueiredo
Marcos Lopes de Souza
Ana Angélica Leal Barbosa

Resumo

Este artigo discute uma experiência educativa sobre as questões de gênero e sexualidade realizada com uma turma de estudantes do segundo ano do ensino médio em uma escola estadual do interior baiano. A proposta foi elaborada por um grupo do PIBID, subprojeto de Biologia. A ação foi realizada no período de seis semanas, em que as discussões foram marcadas pela presença do discurso biológico utilizado para deslegitimar e marginalizar as múltiplas formas de vivências da sexualidade e dos gêneros. Sobre a experiência de planejar e desenvolver essa ação, o grupo reconheceu o quão desafiador é se enveredar por este caminho, pois exige domínio dos conceitos específicos e disposição em lidar com as provocações e questionamentos trazidos pelos/as discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Figueiredo, R. S., Souza, M. L. de, & Barbosa, A. A. L. (2019). Gênero e sexualidade na escola: uma experiência com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(2), 168–187. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.250
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Roniel Santos Figueiredo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Vitória da Conquista, BA - Brasil. Docente -  Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) -  Jequié, BA - Brasil.

Marcos Lopes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos, SP - Brasil. Professor titular do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Jequié, BA - Brasil.

Ana Angélica Leal Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba, PR - Brasil. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Jequié, BA - Brasil. Coordena o curso de extensão: Educação Quilombola do ODEERE/ UESB.

Referências

BAUMEL, S. W. Investigando o papel da masturbação na sexualidade da mulher. 2014, 144f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

BRASIL. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, n. 239, seção 1, p. 39, 2007.

BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo; In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 151-165.

CAPES. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid . Acesso em: 20/07/2014.

FERRARI, A; CASTRO, R. P. “Quem está preparado pra isso? ”... Reflexões sobre a formação docente para as homossexualidades. Práxis Educativa, Ponta Grossa: PR; v. 8; n. 1; p. 295-317, jan./jun., 2013.

FERRARI, A.; MARQUES, L. P. (Org.). Silêncios e educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade: a vontade de saber. 11 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FURLANI, J.; LISBOA, T. M. Subsídios à educação sexual a partir de estudo na internet. In: MEYER, D. E.E. et al. Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 145-161.

GRAUPE, M. E.; GROSSI, M. P. Desafios no processo de implementação do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) no estado de Santa Catarina. Poiésis – Revista do Programa de Pós-graduação em Educação. Unisul, Tubarão, v. 8, n. 13, p. 104-125, jan/jun., 2014.

JESUS, J. G. Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos. Brasília: Autor, 2012.

LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n.2, 2008, p. 17-23.

LOURO, G. L. Sexualidade: lições da escola. In: MEYER, D. E.E. et al. Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 93-96.

MEYER. D. E. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2.ed. Belo Horizonte: Mazza, 2014, p. 49-63.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2.ed. SP: HUCITEC/ RJ: ABRASCO, 1993.

MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora: UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, 2013.

MOTT, L; MICHELS, E; PAULINHO. Relatório 2016: assassinatos de LGBT no Brasil. Disponível em: https://homofobiamata.files.wordpress.com/2017/01/relatc3b3rio-2016-ps.pdf Acesso em: 08 out. 2017.

NERY, J. W. Viagem solitária: memórias de um transexual 30 anos depois. São Paulo: Leya, 2011.

NOLASCO, S. Masculinidade, media e violência. Comunicação e Política. v. 1, n. 2, p. 299-311, 1995.

SANTOS, F. F.; SOUZA, M. L. Educação, gênero e sexualidade: percursos e instabilidades do fazer‐se pesquisadora/pesquisador‐professora/professor. Espaço do currículo, v.8, n.2, p. 209-222, maio/ago., 2015.

SOUZA, M. L. Partilhando uma experiência de ensino sobre gênero e sexualidade em um curso de formação de professores de Ciências e Biologia. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. número extraordinário, sep. 2014. Disponível em: http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3217/3027 . Acesso em: 29 set. 2017.

SZKLARZ, E. Por que os gays são gays? Revista Super Interessante, v. 222, jan., 2006.

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.