A evolução biológica nas aulas de Biologia concepções de estudantes da 3ª. série do ensino médio de uma escola pública estadual de Avaré (SP)

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Tarsila Ferraz Frezza
Igor Miras Thomé

Resumo

Entendemos por Evolução Biológica o conjunto de processos de modificações de caracteres hereditários que tem transformado a vida na Terra, propiciando a diversidade de organismos existentes. Os PCN e a OCEM propõem um enfoque ecológico-evolutivo sobre os conteúdos em Biologia. Entretanto, isso nem sempre é contemplado de forma adequada. Este trabalho visou avaliar as concepções do tema de alunos da 3ª. série do ensino médio em uma escola estadual para, depois, promover a difusão do conhecimento crítico-científico sobre a Evolução Biológica. Inicialmente, realizamos uma avaliação diagnóstica e, posteriormente, uma intervenção educativa. Após a intervenção, aplicamos outra atividade avaliativa; com esta última avaliação pudemos perceber que as respostas dadas foram mais baseadas no conhecimento crítico-científico. Finalmente, apontamos também, neste artigo, alguns desafios em se trabalhar esse assunto de forma integradora.

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Como Citar
Frezza, T. F., & Thomé, I. M. (2020). A evolução biológica nas aulas de Biologia: concepções de estudantes da 3ª. série do ensino médio de uma escola pública estadual de Avaré (SP). Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 22–41. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.282
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Tarsila Ferraz Frezza, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Parasitologia - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Docente - Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Avaré, SP - Brasil. 

Igor Miras Thomé

Mestrado em andamento - Educação para a Ciência. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brasil. Graduado em Ciências Biológicas. Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Avaré, SP - Brasil.

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