A evolução biológica nas aulas de Biologia concepções de estudantes da 3ª. série do ensino médio de uma escola pública estadual de Avaré (SP)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALMEIDA, D. F. Concepções de alunos do ensino médio sobre a origem das espécies. Ciência e Educação, v. 18, n. 1, p. 143-154, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio): parte III – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: Secretaria da Educação Básica, 2000. 58 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais +. Brasília, DF: Secretaria da Educação Básica, 2006a. 144 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, DF: Secretaria da Educação Básica, 2006b. 135 p.
BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G. J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. 1012 p.
BURCH, M.; LOHMANN, S.; POMPE, D.; WEIKSPROF, D. Prefix tag clouds. In: INTERNATIONAL CONFERENCE INFORMATION VISUALISATION, 17th., 2013. Proceedings… London, United Kingdom: Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2013.
CAIRES-JUNIOR, F. P. C.; ANDRADE, M. A. B. A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 60-83, 2015.
CAPONI, G. O darwinismo e seu outro, a teoria transformacional da evolução. Scientiae studia, v. 3, n. 2, p. 233-412, 2005.
CARNEIRO, A. P. N. A evolução biológica aos olhos de professores não licenciados. 2004. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
CARVALHO, N. R. Desembaralhando a evolução: um jogo para o ensino dos conceitos evolutivos. 2015. 34f. Monografia (Especialização em Genética) - Universidade Federal do Paraná, Apucarana, 2015.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2007. 248 p.
CRUZ, E. A. L.; SENA-SILVA, J. W.; GRACIELE-SILVA, C.; SOUZA, H. M. L.; SILVA-NUNES, J. R. O ensino de biologia no ensino médio em uma escola periférica no município de Tangará da Serra - MT. Educere, v. 15, n. 2, p. 355-368, 2015.
FONSECA, L. C. S. Religião popular: o que a escola tem a ver com isso? - pistas para repensar o ensino de ciências. 2004. 246f. Trabalho acadêmico (Requisito parcial para aprovação em disciplina do programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. 3. ed. Rio Grande do Norte: FUNPEC, 2009. 631 p.
GADOTTI, M. Escola cidadã. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 120 p.
GASPAR, C. G.; MATOS, W. R. Teorias evolucionistas e sua aprendizagem após 150 anos de “A origem das espécies”. Magistro, v. 9, n. 1, p. 132-151, 2014.
GOULD, S. J. Lance de dados: a ideia de Evolução de Platão a Darwin. Rio de Janeiro: Record, 2001. 336 p.
GUNTHER, H. Como elaborar um questionário. Brasília, DF: Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003.
HEIMERL, F.; LOHMAN, S.; LANGE, S.; ERTL, T. Word Cloud Explorer: Text analytics based on word clouds. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCE, 47th., 2014. Proceedings… Waikoloa, Havaí: University of Bath, 2014.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje: genética, evolução, ecologia. 11.ed. São Paulo: Ática, 2004. 424 p.
MARTINS, R. A. Abordagens, métodos e historiografia da história da ciência. In: MARTINS, A. M. O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1993. pp. 73-78.
MARTINS, L. A. P. A história da ciência e o ensino da biologia. Jornal Semestral do gepCE, n.5, p. 18-21. 1998.
MAYR, E. Biologia: ciência única. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2005. 228 p.
MCNAUGHT, C.; LAMP, P. Using Wordle as a Supplementary Research Tool. The Qualitative Report, v. 15, n. 3, p. 630-643. 2010.
MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: UNESP, 2005. 136 p.
OLEQUES, L. C.; BARTHOLOMEI-SANTOS, M.; BOER, N. Evolução biológica: percepções de professores de biologia. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, p. 243-263, 2011.
RAMSDEN, A.; BATE, A. Using Word Clouds in Teaching and Learning. 2008. University of Bath. Disponível em: http://opus.bath.ac.uk/474/1/using%2520word%2520clouds%2520in%2520teaching%2520and%2520learning.pdf. Acesso em: 13 fev. 2018.
REECE, J. B.; URRY, L. A.; CAIN, M. L.; WASSERMANN, P. V. M.; MINORSKY, P. V.; JACKSON, R. B. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 1488 p.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: biologia. 22. ed. São Paulo: SEE, 2008. 56 p.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação do Estado. Caderno do aluno: biologia, ensino médio, 3ª série, v. 2. São Paulo: SEE, 2014. 106 p.
SOARES, J. L. Biologia no terceiro milênio: seres vivos, evolução e ecologia. São Paulo: UNESP, 1999. 504 p.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p.443-466, 2005.
WAIZBORT, R. Teoria social e biologia: perspectivas e problemas da introdução do conceito de história nas ciências biológicas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 8, n. 3, p.633-653, 2001.