O uso de recursos didáticos como alternativa no ensino de Botânica

Conteúdo do artigo principal

Valdecir Junior da Costa Vieira
Maria José Pinheiro Corrêa

Resumo

A utilização de recursos didáticos como estratégia de aprendizagem permite diferentes estímulos ao aluno, no âmbito cognitivo, emocional e do prazer. Desta maneira, o objetivo do trabalho foi verificar e analisar o uso de lâminas histológicas, modelos didáticos e jogo didático como recursos de ensino-aprendizagem em uma Universidade e Escolas do Ensino Médio do município de São Luís – MA. Foram confeccionados laminário de amostras vegetais, modelos didáticos de órgãos vegetais e um jogo didático para utilização em aulas práticas e teóricas com alunos de ensino médio e de graduação. Observou-se que o uso dos recursos didáticos proporcionou maior entendimento dos conteúdos de Botânica além de mostrarem-se eficazes para a motivação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e estimulantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vieira, V. J. da C., & Corrêa, M. J. P. (2020). O uso de recursos didáticos como alternativa no ensino de Botânica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 309–327. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.290
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Valdecir Junior da Costa Vieira, Unidade de Educação Básica José Maria

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/São Luís). Tutor de alunos - Unidade de Educação Básica José Maria.

Maria José Pinheiro Corrêa, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Agronomia - Produção Vegetal - Universidade Estadual Paulista - UNESP/Jaboticabal. Professora Adjunta -  Universidade Estadual do Maranhão/UEMA.

Referências

AMADEU, S. O.; MACIEL, M. D. A dificuldade dos professores de educação básica em implantar o ensino prático de botânica. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v.3, n.2, p.225-235, 2014.

APEPZZATO-DA-GLÓRIA, S. M. B. Anatomia vegetal. 2. ed. Viçosa: Ed. UFV, 2006.

ARAÚJO, G. C. de. Botânica no ensino médio. Brasília, DF, 2011. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Universidade de Brasília e Universidade de Goiás, Brasília, DF 2011.

BRITO, R. A. de et al. Materiais didáticos para o ensino de Botânica, confeccionados a partir de materiais alternativos. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - JEPEX, 13., 2013, Recife. Anais [...]. Recife: [s.n], 2013.

CAMARGO, G. F. de. Recursos e metodologias aplicados no ensino de botânica: uma revisão bibliográfica. Brasília, DF, 2015. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Planaltina, DF, 2015.

CANTO, A. R.; ZACARIAS, M. A. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciência & Cognição, v.14., n.1, p. 144-153, mar. 2009.

CASTRO; N. M; SILVA, P. S. Glossário de anatomia vegetal: citologia e histologia, 2006.

CUNHA, M. B. da. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química nova na escola, [São Paulo], v.34, n.2, p. 92-98, maio, 2012.

EDSON-CHAVES, B. et al. Ludo vegetal: uma nova alternativa para a aprendizagem de botânica. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v.13, n.3, p. 194-200, jul./set. 2015.

FIGUEIREDO, J. A. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade, 2009. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

FREITAS, R. de L. et al. Uso de jogos como ferramenta didática no ensino de botânica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: [s.l.p.], 2011.

GOMES, J. A. C.; LIMA, A. K. M. de; OLIVEIRA, F. C. S. de. Dominó vegetal: uma atividade lúdica como recurso auxiliar para o ensino de botânica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2015, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: [s.l.p.], 2015.

KRASILCHIK, M. Prática do ensino de biologia. São Paulo, SP: Ed. Universidade de São Paulo, 2004.

LOPES, M. R. da S.; FRANÇA, I. M. D.; COSTA, I. A. S. da. Ludicidade em biologia: aprendendo Botânica desconstruindo uma flor. In: SEMINÁRIO EDUCACIONAL DO ENSINO MÉDIO, 3.; 2013, Mossoró. Anais [...]. Mossoró, 2013.

MARASINI, A. B. A utilização de recursos didáticos-pedagógicos no ensino de biologia, Porto Alegre, 2010. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MÉLO, V. dos S. O jogo didático no ensino de Botânica: um relato de experiência. Campina Grande, PB, 2014. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2014.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Revista NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.

PERAÇOLI, L. T; CARNIATTO, I. Atividade contextualizada no ensino de Ciências como forma de enriquecer os conteúdos, levando o aluno a uma aprendizagem cognifiva significativa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1., 2008, Cascavel, PR, Anais [...]. Cascavel, PR: Unioeste, 2008.

PEREIRA, P. da S. et al. Montagem de mini herbário e aplicação de jogo didático: uma visão macro e microscópica das estruturas vegetais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 5, p. 63-79, 2017.

PERTICARRARI, A. TRIGO, F. R. BARBIERI, M. R. A contribuição de atividades em espaços não formais para a aprendizagem de botânica de alunos do ensino básico. Revista Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 4, n.1, p. 1-12, 2011.

RAVEN, P.H. et al. Biologia vegetal. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

RAVEN, P.H. et al. Biologia vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

RAVEN, P.H. et al. Biology of plants. 7. ed. New York: Worth Publishers, 2007.

RÊGO, S. S. et al. O aprendizado de conceitos de ciências através do lúdico: o uso do Dominó. Revista da SBEnBIO, n.3, 2010.

RIBEIRO, J. M. M.; CARVALHO, M. A. S. Utilização de modelos didáticos no ensino de botânica e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais, v.6, n.1, p.17-37, jan./jul., 2017.

RIGHI, A. A. et al. Botânica no inverno. 3. ed. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2013.

ROCHA, D. F. da; RODRIGUES, M. da Silva. Jogo didático como facilitador para o ensino de Biologia no ensino médio. Revista CIPPUS, Canoas, RS, v.8, n.2, nov. 2018.

ROSSASI, L. B.; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de biologia: uma perspectiva a partir da prática docente. Curitiba, 2008.

SANTANA, R. S. et al. Jogos didáticos e o ensino por investigação: contribuições do jogo mundo dos parasitos. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v.1, n.4, p. 80-97, 2016.

SILVA, A. P. M. et al. Aulas práticas como estratégia para o conhecimento em Botânica no Ensino Fundamental. HOLOS, v. 8, dez. 2015.

SILVEIRA, A. P. et al. Caráter pedagógico científico e artístico de modelos didáticos de flor e folha: percepção de atuais e futuros professores da educação básica. Revista da SBEnBio, v.10, n.1, p. 57-71, 2017.

WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER, E. E. Towards a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, Columbus, v. 47, n. 1, p. 2-9, 2001. Disponível em: https://www.botany.org . Acesso em: 13 fev. 2018.

WEISZ, T.; SANCHEZ, A. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Ática, 2002.

ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. da Silva.; OLIVEIRA, R. C. de. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciência & Cognição, 2008, v. 13, n.1, p. 72-81, mar. 2008.

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.