O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF)

Conteúdo do artigo principal

Alessandro Tomaz Barbosa
Gustavo Lopes Ferreira
Danilo Seithi Kato

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os desafios e as necessidades de professores de Ciências e/ou Biologia dos estados que compõem a SBEnBio – Regional 4 (MG/GO/TO/DF), diante do ensino remoto emergencial. A partir da escuta sensível das demandas dos professores, com embasamento teórico e metodológico freireano e da decolonialidade, propusemos um curso de extensão: “Escolas e territorialidades em contextos de incertezas: construindo BIONAS”. Os resultados apresentam como desafios, entre outros, a falta de formação e experiência prévia dos professores para produzirem as atividades remotamente, as habilidades básica e intermediária com as TDICs e a conciliação do ensino remoto com os cuidados domésticos. Diante dessa conjuntura pandêmica, consideramos emergencial resistir a uberização do trabalho docente e a mcdonização do currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barbosa, A. . T., Ferreira, G. L., & Kato, D. S. (2020). O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 379–399. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.396
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Alessandro Tomaz Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC - Brasil. Doutorado Sanduíche Universidade Nacional Timor-Lorosa?e, Timor-Leste (2017). Docente - Universidade Federal do Tocantis. Palmas, MT - Brasil. 

Gustavo Lopes Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutorando em Educação em Ciências - Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação e Licenciado/Bacharel em Ciências Biológicas  - Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Ceres, GO - Brasil.

 

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação Escolar - Universidade Estadual Paulista (UNESP). São Paulo, SP - Brasil. Docente - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG - Brasil.

Referências

ANTÓNIO MOREIRA, José; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, n. 26, 13 maio 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 14 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Economia. Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-65-de-30-de-julho-de-2020-269669395 . Acesso em: 12 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 9/2020. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147041-pcp009-20&category_slug=junho-2020-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 12 set. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf . Acesso em: 01 out. de 2020.

BOLÍVAR, Antonio. “¿De nobis ipsis silemus?”: epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v.1, n. 4, p. 41-62, 2002.

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento et al. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio - vol. 13, n. 1, p. 153-171, 2020.

BARBOSA, Alessandro Tomaz. (De)colonialidade no currículo de Biologia do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste. 2018. 370f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, 2018.

CASSIANI, Suzani. Reflexões sobre os efeitos da transnacionalização de currículos e da colonialidade do saber/poder em cooperações internacionais: foco na educação em ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 225-244, 2018.

FEENBERG, Andrew. O que é a filosofia da tecnologia? Conferência pronunciada para os estudantes universitários de Komaba, 2003. Disponível em: http://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 58.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

KATO, Danilo Seithi (Org.). BIONAS para a formação de professores de biologia: experiências no observatório da educação para a biodiversidade. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

LUDOVICO, Francieli Motter et al. COVID-19: desafios dos docentes na linha de frente da educação. Interfaces Científicas. Aracaju, v.10, n.1, p. 58-74, número temático - 2020.

MENESES, Maria Paula. Diálogos de saberes, debates de poderes: possibilidades metodológicas para ampliar diálogos no Sul global. Em Aberto, v. 27, n. 91, p. 90-110, 2014.

OLIVEIRA, Sidmar da Silva; SILVA, Obdália Santana Ferraz; SILVA, Marcos José de Oliveira. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas. Aracaju, v.10, n.1, p. 25-40, número temático - 2020.

OPAS Brasil. Folha informativa - COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Ite mid=875#historico Acesso em: 12 set. 2020.

PAGAN, Alice Alexandre. O ser humano do Ensino de Biologia: uma abordagem fundamentada no autoconhecimento. Revista Entreideias, Salvador, 7 (n. esp.), 73-86. 2018.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, B. S; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, p. 73-118, 2009.

RESTREPO, Eduardo; ROJAS, Axel. Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Popayán, Colômbia: Editorial Universidad del Cauca. 2010.

SANTOS, Taryn Sofia Abreu. A ginga intercultural entre o saber tradicional afro-brasileiro e a educação em ciências: o corpo em foco na comunidade de São Francisco do Paraguaçu/BA. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2020.

SILVA, Amanda Moreira. A uberização do trabalho docente no Brasil: uma tendência de precarização no século XXI. Trabalho Necessário. v.17, n. 34, set./dez. 2019.

SILVA, Janssen Felipe. Sentidos de avaliação da educação e no ensino e no currículo na educação básica através dos Estudos Pós‐Coloniais Latino‐Americanos. Espaço do currículo, v. 8, n. 1, p. 49-64, 2015.

WAGNER, Adriana. et al. Compartilhar tarefas? Papéis e funções de pai e mãe na família contemporânea. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 2, n. 2, p. 181-186, 2005.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.