Gênero e sexualidade como componentes curriculares na formação inicial de professoras de ciências e biologia do Rio de Janeiro, RJ

Conteúdo do artigo principal

Raquel Alexandre Pinho dos Santos

Resumo

Esse artigo tem por objetivo compreender de que forma doze licenciaturas de Biologia na cidade do Rio de Janeiro (RJ) inserem os temas de gênero e sexualidade na sua estrutura curricular. Para isso, foi realizado um mapeamento dessas instituições e visitas para marcação de entrevistas com coordenadoras e professoras. Ao todo, foram realizadas dezesseis entrevistas. Além disso, alguns documentos curriculares serviram de apoio para a análise. Nas grades curriculares, foram encontradas quatro disciplinas obrigatórias que tangenciavam o tema e duas eletivas que tinham o tema como essência. Nas entrevistas, percebi que a inserção se dá por um gancho temático, por conflito de opiniões ou pela determinação da instituição. Não há consenso quanto a disciplinarização ou a transversalização do tema.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, R. A. P. dos. (2021). Gênero e sexualidade como componentes curriculares na formação inicial de professoras de ciências e biologia do Rio de Janeiro, RJ. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 32–54. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.550
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Raquel Alexandre Pinho dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora Associada. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Referências

BASTOS, Felipe. “A diretora sabe que você está trabalhando isso na sala de aula?” Diversidade sexual e Ensino de Ciências, 2015, 180 f. Dissertação (Mestrado). Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

BIANCON, Mateus L. A educação sexual na escola e as tendências da prática pedagógica dos professores. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, 2005.

BRASIL. Resolução CNE/CES 02/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CNE/CES, 2015.

COELHO, Leando J.; CAMPOS Luciana. M. L. Diversidade sexual e licenciandos em Ciências Biológicas: que professor formamos? Revista SBEnBio, Niterói, v. 5, p. 1-10, 2012.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema, uma coisa de educação também. IN: SILVA, T. T. (Org.). Nunca fomos humanos – nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. P. 07-76.

FERRARI, Anderson. Silêncio e silenciamento em torno das homossexualidades masculinas. IN: _____.; MARQUES, L. P. (Org.). Silêncios e educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011. P. 91-112.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Lisboa: Edições 70, 2014.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, volume IV: estratégia, poder-saber. 3ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012a.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, volume V: ética, sexualidade e política. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012b.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento na Prisão. Petrópolis: Vozes, 2008.

JAPIASSÚ, Hilton. & MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

JARDIM, Dulcilene P.; BRÊTAS, José R. S. Orientação sexual na escola: a concepção dos professores de Jandira-SP. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 59, n. 2, p. 57-62, 2006.

LOURO, Guacira Lopes. O currículo e as diferenças sexuais e de gênero. IN: COSTA, Marisa Vorraber. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. P. 85-92.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos fundamentais. São Carlos: claraluz, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.