Gênero e sexualidade como componentes curriculares na formação inicial de professoras de ciências e biologia do Rio de Janeiro, RJ

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Raquel Alexandre Pinho dos Santos

Resumo

Esse artigo tem por objetivo compreender de que forma doze licenciaturas de Biologia na cidade do Rio de Janeiro (RJ) inserem os temas de gênero e sexualidade na sua estrutura curricular. Para isso, foi realizado um mapeamento dessas instituições e visitas para marcação de entrevistas com coordenadoras e professoras. Ao todo, foram realizadas dezesseis entrevistas. Além disso, alguns documentos curriculares serviram de apoio para a análise. Nas grades curriculares, foram encontradas quatro disciplinas obrigatórias que tangenciavam o tema e duas eletivas que tinham o tema como essência. Nas entrevistas, percebi que a inserção se dá por um gancho temático, por conflito de opiniões ou pela determinação da instituição. Não há consenso quanto a disciplinarização ou a transversalização do tema.


 

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Como Citar
Santos, R. A. P. dos. (2021). Gênero e sexualidade como componentes curriculares na formação inicial de professoras de ciências e biologia do Rio de Janeiro, RJ. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 32–54. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.550
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Raquel Alexandre Pinho dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora Associada. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

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