Relato de experiência docente em espaços não formais e o planejamento do professor

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Flávia Zago Segatto
Renata Carmo Oliveira

Resumo

Esse trabalho relata a experiência de duas visitas a espaços não formais, desenvolvidas em anos sequenciais com turmas de estudantes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Uberlândia – MG, com objetivo de ampliar as reflexões acerca do processo de planejamento e execução de atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pelo professor em espaços não formais. Os dados e resultados das visitas apresentam as percepções e evoluções na forma de propô-las, dando ênfase no planejamento do professor em três etapas (pré-visita, visita e pós-visita) e na utilização de roteiro de estudos. Atividades interativas de Ciências em espaços não formais foram eficazes para o processo de ensino e aprendizagem, devendo, portanto, ser mais exploradas pelos docentes.

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Como Citar
Segatto, F. Z. ., & Oliveira, R. C. (2022). Relato de experiência docente em espaços não formais e o planejamento do professor. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 188–209. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.659
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Flávia Zago Segatto, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em andamento -  Ensino de Ciência e Matemática - Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, BG - Brasil. Professora de Ciências do ensino fundamental II - Prefeitura Municipal de Uberlândia. Uberlândia, BG - Brasil. 

Renata Carmo Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado pelo  Programa de Ciências Biológicas (Botânica) - Universidade Estadual de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Professor Associado 4 - Universidade Federal de Uberlândia  (UFU). Uberlândia, MG - Brasil.

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