Veredas para uma educação antirracista a partir da exposição itinerante ciência, raça e literatura

Conteúdo do artigo principal

Thiago Leandro da Silva Dias

Resumo

A exposição Ciência, Raça e Literatura tem sido realizada de modo itinerante em museus, escolas e universidades, tematizando o desenvolvimento histórico do conceito de raça e as implicações sociais do racismo científico. Esta pesquisa buscou analisar as potencialidades da exposição em promover objetivos para educação das relações étnico-raciais a partir da avaliação de especialistas via plataforma virtual e visitas dialogadas. Verificou-se um elevado nível de concordância com o potencial do acervo expositivo, além de ressalvas como a necessidade de abordagem explícita da interseccionalidade raça-classe-gênero e a veiculação de imagens e discursos positivos dos/sobre os povos negros e indígenas. As lacunas, contribuições e veredas apontadas são fontes para o planejamento de inovações educacionais emancipatórias para relações étnico-raciais antirracistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias, T. L. da S. (2022). Veredas para uma educação antirracista a partir da exposição itinerante ciência, raça e literatura . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 634–655. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.722
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Thiago Leandro da Silva Dias, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Salvador / Feira de Santana, BA - Brasil. Professor - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Feira de Santana, BA - Brasil

Referências

ACERVO. Exposição ciência, raça e literatura: acervo virtual e plataforma de avaliação. Disponível em: https://expocrl.wixsite.com/acervo/inicio. Acesso em: 21 fev. 2017.

ALEXANDRE, Neusa Maria Costa.; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 7, jul. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. Aceso em: 12 mar. 2015.

ALMEIDA, Keslane Silva dos Santos. Percepção e apropriação pedagógica de professores participantes da Exposição Itinerante “Ciência, raça e literatura”. 2015. Monografia (graduação Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.

ALVES-MAZOOTII, Alda Judith.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

AMAURO, Nicea Quintino.; DIAS, Luciana de Oliveira.; SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Dossiê Temático “Por uma produção de ciência negra”: experiências nos currículos de Química, Física, Matemática, Biologia e Tecnologias. Revista da ABPN, Guarulhos, v. 9, n. 22, jun. 2017. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/391. Acesso em: 27 fev. 2019.

ARAÚJO, Mônica Lopes.; SILVA, Jaklebio Alves da. (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores. Recife: Edupe, 2021.

ARTEAGA, Juan Manuel Sánchez.; EL-HANI, Charbel Niño. Othering processes and STS curricula: from nineteenth century scientific discourse on interracial competition and racial extinction to othering in biomedical technosciences. Science & Education, v. 21, n. 5, p. 607-629, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15668. Acesso em: 16 fev. 2015.

ARTEAGA, Juan Manuel Sanchéz; SEPULVEDA, Claudia; EL-HANI, Charbel Niño. Racismo científico, procesos de alterización y enseñanza de ciencias. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 6, n. 12, p. 55-67, 2013.

BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/SECAD; LACED/Museu Nacional, 2006. 232 p. (Coleção Educação para Todos; 12).

BENITE, Anna M. Canavarro.; CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues.; AMAURO, Nicéa Quintino. (Org.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC/CNE, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: SECAD/SEPRIR, 2009.

CANDAU, Vera Maria. Prefácio. In: RUSSO, Kelly.; PALADINO, Mariana. (Org.). Ciência, tecnologias, artes e povos indígenas no Brasil: subsídios e debates a partir da Lei 11.645/2008. Rio de Janeiro: Garamond, 2016.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2006.

DANTAS, Carolina Vianna.; MATTOS, Hebe.; ABREU, Martha. (Org.). O negro no Brasil: trajetória e luta em dez aulas de história. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

DIAS, Thiago Leandro da Silva.; EL-HANI, Charbel Niño.; ARTEAGA, Juan Manuel Sánchez.; BARZANO, Marco Antonio Leandro.; SEPULVEDA, Claudia. As contribuições da exposição ciência, raça e literatura para a educação das relações étnico-raciais. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 7226-38. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/V_Enebio/V_Enebio_completo.pdf. Acesso em: 21 fev. 2017.

DIAS, Thiago Leandro da Silva. Ciência, Raça e Literatura: as contribuições de uma exposição itinerante para educação das relações étnico-raciais. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2017.

DIAS, Thiago Leandro da Silva.; FERNANDES, Kelly Meneses.; ARTEAGA, Juan Manuel Sánchez.; SEPULVEDA, Claudia de Alencar Serra. Cotas raciais, genes e política: uma questão sociocientífica para o ensino de ciências. In: CONRADO, Dália Melissa.; NUNES-NETO, Nei. (Org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 303-324.

DIOP, Cheikh Anta. The African origin of civilization: myth ou reality? Westport: Lawrence Hill, 1974. [Tradução: Mercer Cook].

FALCÃO, Douglas.; GILBERT, Jhon. Método da lembrança estimulada: uma ferramenta de investigação sobre aprendizagem em museus de ciências. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 93-115, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/KrDkmV9qwVjYRHRYtLSmg6b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 fev. 2015.

GALVÃO, Mateus Ferreira. Antirracismo(s) de outrora: Juliano Moreira, Manoel Querino e a luta contra o racialismo científico (1870-1933). Revista Espacialidades, v. 17, n. 2, p. 94-113, 2 set. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/23590. Acesso em: 07 fev. 2022.

GOMES, Nilma Lino. Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília: MEC; Unesco, 2012.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Raça e os estudos de relações raciais no Brasil. Novos Estudos, CEBRAP, n.54, p.147-156, 1999.

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco. Educação anti-racista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadores. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 3, p. 397-416, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251019504003. Acesso em: 07 nov. 2014.

KOEPPE, Cleise Helen Botelho.; LAHM, Regis Alexandre.; BORGES, Regina Maria Rabello. Contribuições do ensino de ciências para a construção da alteridade em relação à cultura indígena. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 3, p. 577-591, 2014a. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/74/49. Acesso em: 18 dez. 2017.

KOEPPE, Cleise Helen Botelho.; BORGES, Regina Maria Rabello.; LAHM, Regis Alexandre. O ensino de ciências como ferramenta na reconstrução das representações escolares sobre os povos indígenas. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v. 16, p. 115-130, 2014b. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34150. Acesso em: 18 dez. 2017.

LIMA, Diego de Brito. Um material curricular educativo baseado na questão sociocientífica sobre raça, genes e cotas raciais. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2019.

MACHADO, Carlos. Ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente. Florianópolis: Bookess, 2014.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade étnica e etnia. Cadernos Penesb, Niterói, n. 5, p. 17-34, 2000.

PAIVA, Ayane de Souza. 2019. 391 f. Princípios de design para o ensino de biologia celular: pensamento crítico e ação sociopolítica inspirados no caso de Henrietta Lacks. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2019.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e; COELHO, Wilma Nazaré Baía. Educação e Relações Raciais: estado da arte em programa de pós-graduação em educação (2000- 2010). Revista EXITUS, v. 04, n. 01, jan/jun. 2014. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/132. Acesso em: 27 fev. 2015.

SEPULVEDA; Claudia.; ARTEAGA; Juan Manuel Sánchez.; BARZANO, Marco Antonio Leandro. Ciência, Raça e Literatura. Projeto de Extensão. Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2012.

SEPULVEDA, Claudia.; LIMA, Diego de Brito.; RIBEIRO, Mariléa Gonçalves.; ARTEAGA, Juan Manuel Sánchez. Variabilidade humana, raça e o debate sobre cotas raciais em universidades públicas: articulando ensino de genética à educação em direitos humanos. In: TEIXEIRA, Pedro. Pinheiro.; OLIVEIRA, Roberto Dalmo V. L.; QUEIROZ, Glória Regina P. C. (Org.). Conteúdos Cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Livraria da Física, 2019. p. 85-105.

SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: Kabengele Munanga (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 21-38.

SOUZA, Hemilly Cerqueira. O uso de epistemologias feministas no desenvolvimento de propostas pedagógicas para um ensino de ciências voltado a promoção de equidade de gênero. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia / Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2017.

TELES, Liana M. R.; OLIVEIRA, Amanda S.; CAMPOS, Fernanda C..; LIMA, Thaís M.; COSTA, Camila C. L.; GOMES, Linicarla F. de S.; ORIÁ, Mônica O. B.; DAMASCENO, Ana K. de C. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Revista Escola Enfermagem, São Paulo, v. 48, n. 6, p. 977-84, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/jWn5TZxnz44vyTdR4FFgnyQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 jul. 2015.

VERRANGIA, Douglas. A educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. 2009. 335 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

VERRANGIA, Douglas.; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de ciências. Educação & Pesquisa, v. 36, n.3, p. 705-718, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/wqb8HvXMVG8C8KD7hKn5Tms/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 set. 2014.

VERRANGIA, Douglas. Educação e Diversidade Étnico-Racial: o ensino e a pesquisa em caso. Interacções, v. 10, n. 31, p. 2-27, 2014. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6368. Acesso em: 14 nov. 2015.

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.