18 anos da Lei 10.639/03 e o Ensino de Biologia no Instituto Federal de Educação Ciência E Tecnologia de Minas Gerais

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Amanda Cardoso de Oliveira Silveira Cassette
Daniel Esdras da Rocha Medeiros
Marisa Camargos Barbosa
Isabella Gomes Ribeiro
Marcela Camargo Matteuzzo

Resumo

O presente projeto objetivou investigar a implementação da Lei 10.639/03 e de uma Educação das Relações Étnico-Raciais (ERE) a partir do ensino de Biologia no contexto do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Para isso, examinou-se o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMG, analisou-se a prática didático-pedagógica e a relação com os materiais didáticos experimentados pelos docentes das áreas de Biologia, avaliou-se a presença da temática inserida na tríade ensino, pesquisa e extensão do IFMG e o desenvolveu-se uma plataforma digital de divulgação científica de afro-brasileiros na área de Biologia. Percebe-se que o Ensino das Relações Étnico-Raciais é um assunto recente no IFMG, estando, do ponto de vista institucional, em fase de implantação da Lei nº. 10.639/2003. A percepção dos docentes acerca de sua prática pedagógica, sob a ótica das relações étnico-raciais, é descrita predominantemente como uma abordagem superficial à temática. Dessa forma, é urgente a internalização e execução das legislações pertinentes ao tema, uma atualização da formação docente em Biologia, reflexão acerca dos materiais didáticos e ainda a criação de ações afirmativas para profissionais docentes e fomento específico para projetos de ensino, pesquisa e extensão centrados na educação das relações étnico-raciais.

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Como Citar
Cassette, A. C. de O. S. ., Medeiros, D. E. da R., Barbosa, M. C., Ribeiro, I. G. ., & Matteuzzo , M. C. (2022). 18 anos da Lei 10.639/03 e o Ensino de Biologia no Instituto Federal de Educação Ciência E Tecnologia de Minas Gerais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 589–611. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.724
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Amanda Cardoso de Oliveira Silveira Cassette, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutora em Ciências - Fundação Oswaldo Cruz - Belo Horizonte, MG - Brasil. Professora Visitante - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Betim, MG - Brasil

Daniel Esdras da Rocha Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Técnico Integrado em Mecânica Industrial (Em curso) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Betim, MG - Brasil.  Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Betim, MG - Brasil.

Marisa Camargos Barbosa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Técnico em Automação Industrial - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Betim, MG - Brasil. Aluna do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Betim, MG - Brasil.

Isabella Gomes Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Especialização em Educação em Ciências - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte , MG - Brasil. Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Contagem, Contagem, MG - Brasil

Marcela Camargo Matteuzzo , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ouro Preto, MG -  Brasil. Professora efetiva -  Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Betim. Betim, MG - Brasil

 

Referências

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