A invisibilização dos povos da floresta amazônica nos dioramas de museus reflexões para educação e divulgação da ciência

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Martha Marandino

Resumo

Este artigo estuda o papel educativo dos dioramas sobre o tema da “Floresta Amazônica”, a partir da perspectiva do Pensamento Latino Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade/PLACTS e a perspectiva decolonial. Para tal, foram selecionados dois dioramas de dois museus brasileiros.  Os resultados evidenciaram formas coloniais de dominação relativas a hegemonia da ciência moderna, expressa no apagamento da sociobiodiversidade amazônica. Conclui-se que no processo de transposição museográfica, conhecimentos, corpos, culturas e formas de ser e viver dos povos amazônicos estão sendo apagados nessas montagens, privilegiando-se expor uma floresta em que a biodiversidade não está sendo impactada por ações antrópicas, onde não há seres humanos e que, quando aparecem, são responsáveis por extrair recursos infinitos por ela oferecidos para sobrevivência humana.

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Como Citar
Marandino, M. (2022). A invisibilização dos povos da floresta amazônica nos dioramas de museus: reflexões para educação e divulgação da ciência. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 788–807. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.757
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Martha Marandino, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação  - Universidade de São Paulo. São Paulo, SP - Brasil. Professora Associada da Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil.

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