O uso de textos de divulgação científica e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem

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Aluizio Andrade de Castro Júnior
Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini

Resumo

No ensino de ciências verifica-se que alguns professores de biologia, já vêm utilizando de alguns recursos educacionais alternativos, como a utilização de textos divulgação científica em complementação aos livros didáticos em suas práticas de ensino, para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o presente trabalho objetivou analisar de que forma os professores utilizam textos de divulgação científica e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em Escolas Públicas Estaduais do Município de Boa Vista/RR. Em relação ao objetivo dessa pesquisa abordou-se a pesquisa de cunho qualitativa e descritiva. Já em relação aos procedimentos técnicos empregou-se o estudo de campo. Assim, para a realização desta pesquisa, foram selecionadas doze escolas estaduais da capital, das quais vinte professores de biologia que lecionam aula para alunos da 1º série do ensino médio aceitaram participar da pesquisa. Dessa forma, foram aplicados questionários contendo treze perguntas alternadas entre questões fechadas e abertas utilizadas para pesquisar os professores de biologia participantes da pesquisa. As analise de dados foram com bases no objetivo deste trabalho. Constatamos nessa pesquisa que alguns professores vêm fazendo a utilização dos textos de divulgação científica com mais frequência em complemento aos livros didáticos, e utilizando de estratégias didáticas alternativas, como a prática da leitura, realização e discussão de debates, resolução de problemas investigativos a partir da pesquisa, e na realização de feiras de ciências. Tais estratégias são utilizadas para contribuir na melhoria da aprendizagem dos alunos no ensino de biologia.

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Como Citar
Castro Júnior, A. A. de ., & Boldrini, B. M. de P. O. . (2022). O uso de textos de divulgação científica e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem : . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 1031–1051. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.770
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Aluizio Andrade de Castro Júnior, Universidade Estadual de Roraima

Mestre em Ensino de Ciências – Universidade Estadual de Roraima (UERR). Boa Vista, RR - Brasil. Professor de graduação do curso de Enfermagem da Universidade da Amazônia (UNAMA). Manaus, AM - Brasil.

Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini, Universidade Federal de Roraima

Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)  - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Manaus, AM - Brasil. Professora de Biologia e Ciências - Colégio de Aplicação (CEDUC/UFRR). Professora - Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - Universidade Estadual de Roraima. Coordenadora de Extensão da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Boa Vista, RR - Brasil.

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