Estágio supervisionado no ensino de ciências durante período remoto relato de vivências e desafios

Conteúdo do artigo principal

Davi Nascimento Costa
Geórgia de Souza Tavares
Ruceline Paiva Melo Lins

Resumo

O Estágio Supervisionado em cursos de licenciatura é considerado essencial na formação dos licenciandos. Objetivou-se apresentar um relato das experiências vivenciadas durante o estágio, evidenciando os desafios, atividades desenvolvidas e aprendizados adquiridos durante o Ensino Remoto Emergencial. O relato foi dividido em dois momentos, que retrataram o período de observação participante e o período de regência, todos desenvolvidos durante o cumprimento das atividades propostas pelo componente curricular estágio supervisionado III, os momentos foram narrados a partir da percepção do estagiário. É possível concluir que, mesmo diante das problemáticas causadas no cenário educacional decorrente da pandemia, metodologias e práticas pedagógicas surgiram, possibilitando a aquisição de grandes aprendizados e uma transposição e adaptação no fazer pedagógico, tanto de docentes quanto de estagiários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, D. N., Tavares, G. de S., & Lins, R. P. M. (2023). Estágio supervisionado no ensino de ciências durante período remoto: relato de vivências e desafios. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(1), 37–48. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.871
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Davi Nascimento Costa, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba, PI - Brasil.  Doutorando em Biotecnologia - Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE - Brasil.

Geórgia de Souza Tavares, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutora em Educação em Ciências - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PR - Brasil. Professora adjunta - Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba, PI - Brasil.

Ruceline Paiva Melo Lins, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutora em em Recursos Naturais - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campina Grande, PB - Brasil. Professora Associada  - Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Parnaíba, PI - Brasil

Referências

ALVES, Maria de Lourdes Carneiro. Screencast no ensino de educação infantil. ARTEFACTUM-Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 1-11, 2017.

ARAÚJO, Marcia Moreira; XAVIER, Lucas Antônio; FÁTIMA, Chirley Rodrigues. Feira de ciências no padlet: usos tecnológicos aliado a práticas pedagógicas transgressoras. ReTER, v. 2, n. 2, p. 10-18, 2021.

AVELINO, Wagner Feitosa; GONÇALVES, Natalia Kneipp Ribeiro. Estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura, v. 4, n. 10, p. 41-53, 2020.

CARVALHO, Joice Leite et al. O estágio supervisionado na visão de licenciandos em Ciências Biológicas. Revista Valore, v. 3, p. 223-235, 2018.

CASTIONI, Remi et al. Universidades Federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, p. 399-419, 2021.

FIGUEIREDO, Ester Maria Souza; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 85, 2020.

FUCHS, Bessa. A escrita está na parede: usando o Padlet para o envolvimento de toda a classe. LOEX Quarterly, v. 40, n. 4, p. 7-17, 2014.

FREITAS, Ana Clara Santos; DE ALMEIDA, Nilton Rodrigues Oliveira; FONTENELE, Isac Santos. Fazer docente em tempos de ensino remoto: como isso acontece?. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021.

MAGALHÃES, Jose Sueli. A linguística além da descrição, além do ensino, além de si mesma. Calidoscópio, v. 17, n. 4, p. 753-754, 2019.

MACHADO, Fatima; MARTINS, Marcelo; CALDAS, Viviane. Relatos de experiência docente: a atuação do professor no ensino remoto emergencial. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade–RIET, v. 2, n. 2, p. 304-312, 2021.

MELO, Amanda Cordeiro Souza et al. Ensino de ciências a partir de uma cartilha educativa: um estudo sistemático do poder das plantas curativas. Educação e (Trans) formação, v. 5, n. 2, p. 34-47, 2020.

NOGUEIRA, David Silva.; SOUZA, João Paulo Martins de ; VASCONCELOS, Elizandra Rego de. Espaços para o ensino de biologia e ciências: reflexões acerca das observações durante estágio supervisionado. Revista Arquivos Científicos (IMMES), v. 3, n. 1, p. 61-66, 2020.

OLIVEIRA, Raquel Mignoni; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andreia. Ensino remoto emergencial em tempos de Covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, p. 02-28, 2020.

QUEIROZ, Jose Estevan Gomes et al. Ensino remoto emergencial visto a partir do IFCE Campus Iguatu. Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado, v. 1, n. 4, p. 82-91, 2020.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketlin M.; SANTOS, Claudia Duarte. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020.

ROCHA, Tiago Lopes.; PARANHOS, Rones; MORAES, Fernando Aparecido. Estágio supervisionado na licenciatura em ciências biológicas: relato de experiência do estágio e do projeto de intervenção sobre relações de gênero e música. Revista Polyphonía, v. 21, n. 1, p. 268-268, 2010.

SANTOS, Francineide Pereira Furtado dos et al. Estágio supervisionado no ensino médio: relato de experiência em tempos da pandemia do Covid-19. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 29, 2021.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de Covid-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), e2016289, p. 1-24, 2020.

SEIXAS, Rita Helena Moreira; CALABRÓ, Luciana; SOUSA, Diego Onofre. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 289-303, 2017.

SOUSA, Luana Mateus; INDJAI, Sira; MARTINS, Elcimar Simão. Formação inicial de docentes de biologia: limites e possibilidades do estágio supervisionado no ensino médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR). Resolução n° 008/2020 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFDPar). Disponível em: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/Parnaiba/Resolu%C3%A7%C3%A3o_008_2020_CONSEPE_UFDPar20201028120646.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI). Projeto Político-Pedagógico do Curso. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Parnaíba, PI. Universidade Federal do Piauí, 2011. Disponível em: https://ufpi.br/images/Parnaiba/Docs/PPCs/BIO-PPC.pdf. Acesso em: 22 de out. 2021.

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.