Aulas práticas no ensino de Biologia uma análise no portal BDTD

Conteúdo do artigo principal

Cheylla Jayna Silva Nascimento Leite
Odaléia Alves da Costa

Resumo

As aulas práticas no Ensino de Biologia são fundamentais para garantir o aprendizado dos conteúdos. Desse modo, este trabalho objetivou analisar as teses e dissertações que utilizam as aulas práticas no Ensino de Biologia como objeto de estudo na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Selecionou-se os trabalhos usando os descritores “Ensino de Biologia” e “Aulas Práticas” aplicando critérios de inclusão e exclusão. A busca nos trouxe 10 trabalhos, analisou-se as abordagens de ensino e a metodologia utilizada. Conclui-se que 60% dos autores não registraram no seu texto a abordagem de ensino que a sua aula está vinculada e quanto a Metodologia destacou-se os roteiros de práticas como peça fundamental no desenvolvimento das aulas para obtermos uma aprendizagem.


Palavras-chave: Ensino de Biologia; Aulas Práticas; Metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Leite, C. J. S. N., & Costa, O. A. da. (2023). Aulas práticas no ensino de Biologia: uma análise no portal BDTD. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1329–1342. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.932
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Cheylla Jayna Silva Nascimento Leite, Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas; Especialização em Ensino de Ciências - Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Timon. Timon, MA - Brasil.

Odaléia Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutora em Educação - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Timon. Timon, MA - Brasil

Referências

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400005>. Acesso em: 09 de jan. de 2023.

ANJOS, Mirian Silva dos.; CARBO, Leandro. Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências. ACTIO: docência em ciências. v. 4, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/9329/6890. Acesso em: 08 de jan. de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 08 de jan. de 2022.

CERVO, Amado Luis.; BERVIAN, Pedro Alcino.; DA SILVA, Roberto. Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Campos, Maria Cristina Da Cunha.; Nigro, Rogerio Goncalves. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.

DELIZOICOIV, Demetrio.; ANGOTTI, José André.; PERNAMBUCO, Maria Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

FERREIRA, Sergio.; CORRÊA, Roberta.; SILVA, Fernando Cesár. Estudos dos roteiros de experimento disponibilizados em repositórios virtuais por meio do ensino por investigação. Cienc. Educ., Bauru, v.25, n 4, p.999-1077, 2019.

FONSECA, João José. Saraiva. Metodologia da Pesquisa CIENTÍFICA. Fortaleza: UEC, 2002.

FURTADO, Milena. Lira.; ALCANTARA, Otilia Alves de.; NASCIMENTO, Brenna Nobre do.; MENDONÇA, Luan Rodrigues Olinda.; LIBERATO, Maria da Conceição Tavares Cavalcanti. Associação Teoria-Prática no Processo de Ensino Aprendizagem em Química. VI CONEDU, out. 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID6506_25082019164254.pdf. Acesso em 30 de jan. de 2022.

KRALSICHICK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

MARANDINO, Martha.; SELLES, Sandra Escovedo.; FERREIRA, Márcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MENDES SOBRINHO, José Augusto Carvalho. Ensino de Ciências Naturais: saberes e práticas docentes.Org. José Augusto Carvalho Mendes Sobrinho. Teresina: EDUFPI, 2013.

NEVES, A. A. B. Portaria nº 47 de 17 de outubro de 1995. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, 11. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/87. Acesso em 09 de jan. de 2023.

PRASS, Alberto Ricardo. Teorias da Aprendizagem. 2007, 55p. (Monografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre, 2007.

ROSSASI, L. B.; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de Biologia: uma perspectiva a partir da prática docente, 2015. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf. Acesso em 15 de out. de 2022.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007&lng=en&nrm=iso. em: Acesso em: 08 de jan. de 2022.

SOUSA, Karine Santos de. Mapeamento sistemático de teses e dissertações sobre “Ensino de Biologia” entre os anos de 2015 e 2022. No prelo. 10 de jan. de 2023.

SILVEIRA. Denise Tolfo.; GERHARDT. Tatiana Engel; Métodos de pesquisa. ed. UFRGS, Porto Alegre, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Regimento Geral do PROFBIO - Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Disponível em: https://www.profbio.ufmg.br/wp-content/uploads/2020/12/Regimento-geral-PROFBIO-assinado-dez2020.pdf. Acesso em: 12 de jan. de 2023.

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.