Dialogues on diversity discussing body and gender in school
Main Article Content
Abstract
This work aims to analyze the perceptions about gender of students of an elementary school from the activity "Dialogues on Diversity". The focus was to encourage students to reflect on gender issues by mobilizing the meanings inscribed on the bodies. The perceptions were analyzed based on the records prepared by 18 groups of students. Bardin's thematic analysis (2016) and Lundin's theoretical framework (2011) were adopted, with three categories being constituted: Bodies and their stylizations; Bodies and their hierarchies and Bodies and their resistances. It is believed that the results may contribute to the development of activities in the context of Science Education, aimed at problematizing gender in school.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ANDRADE, Francisco Leal de. Biologia e gênero na escola: um diálogo ainda marcado por reducionismo, determinismo e sexismo. Curitiba: Appris, 2016. 277 p.
ANJOS, Mariane Caroline dos; HEERDT, Bettina. Saberes docentes: questões de gênero no ensino de biologia - o caso da seleção sexual. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, [S. l.], n. Extraordin, p. 1-7, 2018. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9147 . Acesso em: 02 fev. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. 279 p.
BAZZUL, Jesse; SYKES, Heather. The secret identity of a biology textbook: Straight and naturally sexed. Cultural Studies of Science Education, v. 6, n. 2, p. 265-286, 2011.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Editora Civilização Brasileira, 2015. 287 p.
CARVALHO, Fabiana Aparecida de. Sexos, sexualidades e gêneros: uma contribuição das teorizações feministas para a discussão dos limites das explicações e categorizações biológicas. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n.1, p. 223-242, 2020. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/313. Acesso em: 6 fev. 2021.
DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a educação física. Movimento. Porto Alegre. v. 2, n. 2, p. 24-28, 1995.
DINIZ, Gabriela Almeida; SANTOS, Sandro Prado. Discutindo as relações entre os gêneros em livros didáticos de ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, v. 8, 2011.
DUARTE, Marcos Felipe Silva; REIS, Hellen José Daiane Alves. Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, v. 4, n. Espec, p. 395-408, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539. Acesso em: 2 de fev. 2021
FAUSTO-STERLING, Anne. Dualismos em duelo. Cadernos pagu, n. 17-18, p. 9-79, 2002.
FERRARO, José Luis. Toda a Biologia é queer. Locus: Revista de História, v. 26, n. 1, p. 172-188, 2020.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
FRAGA, Alex Branco. A boa forma de João e o estilo de vida de Fernanda. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2013. 191 p.
GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2013. 191 p.
GUNCKEL, Kristin. Queering science for all: Probing queer theory in science education. JCT Online, v. 25, n. 2, p. 62, 2009. Disponível em: https://journal.jctonline.org/index.php/jct/article/view/GUNQU. Acesso em: 02 fev. 2021.
HEERDT, Bettina. Saberes docentes: Gênero, Natureza da Ciência e Educação Científica. 2014. 239 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
LEMKE, Jay. The secret identity of science education: Masculine and politically conservative? Cultural Studies of Science Education, v. 6, n. 2, p. 287-292, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227191007_The_secret_identity_of_science_education_Masculine_and_politically_conservative. Acesso em: 2 de fev. 2021.
LUNDIN, Mattias. Building a framework to study the hetero norm in praxis. International Journal of Educational Research, v. 50, n. 5, p. 301-306, 2011.
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes. 2003. 191 p.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Vozes, 2014. 184 p.
______. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2018. 92 p.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2018. 82 p.
ONU - Organização das Nações Unidas. Dia da Visibilidade Intersexo: enfrentar preconceito, discriminação e falta de informação. 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/97415-dia-da-visibilidade-intersexo-enfrentar-preconceito-discriminacao-e-falta-de-informacao. Acesso em: 03 fev. 2021.
PEREIRA, Zilene Moreira; MONTEIRO, Simone Souza. Gênero e sexualidade no ensino de ciências no Brasil: análise da produção científica recente. Revista Contexto & Educação, v. 30, n. 95, p. 117-146, 2015.
SANTOS, Rafaela Ferreira dos. A queerização do corpo por meio da produção de narrativas com/pelos alunos do Ensino Fundamental: análise de uma atividade educativa mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
SANTOS, Thais Emilia de Campos dos. Educação de crianças e adolescentes intersexo. 2020. 180p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2020.
SNYDER, Vicky; BROADWAY, Francis. Queering high school biology textbooks. Journal of research in science teaching, v. 41, n. 6, p. 617-636, 2004.
STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA, Taís. Com-viver, com-ciência e cidadania: Uma pesquisa baseada em design integrando a temática da saúde e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola. Revista E-curriculum, v. 14, n. 3, p. 942-969, 2016.