Butterflying a didactic game as an alternative in the teaching-learning process of sciences
Main Article Content
Abstract
The teaching-learning process becomes more dynamic and integrative with the use of playful activities and innovative practices that can awaken interest, memory and creativity during the construction of knowledge. In this study, a didactic game “Jogo Borboleteando” was created as a proposal for an alternative didactic tool for the teaching of Science / Zoology. The game involves aspects of the biology, life cycle and ecology of butterflies, considered a flag animal capable of sensitizing students to environmental issues and ecological fuctions of insects. The game was evaluated remotely by 54 undergraduates in Biological Sciences and professors recently graduated from eight Public Universities. The interviewees considered the game viable and with the potential to interface between theoretical and practical aspects.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 136p, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf Acesso em: 20 de dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2/2017. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de dezembro de 2017, Seção 1, p. 41 a 44. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 20 de dez. 2020.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; Felício, A. K. C. 2003. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos do Núcleo de Ensino, p. 35-48.
CITELI, N.; DE-CARVALHO, M.; BEZERRA, A. M. 2020. Jogo REPTILIA. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/342666678_Jogo_REPTILIA Acesso em: 18 de dez. 2020.
FIALHO, N. N. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
FORTUNA, T. R. Jogo em aula. Revista do Professor, v.19, n.75, p.15-19, 2003.
GARCIA, L. F. C.; NASCIMENTO, P. M. P. O jogo didático no Ensino de Ciências: Uma análise do jogo “descobrindo o corpo humano. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis; Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1187-1.pdf Acesso em: 07 de jan. 2021.
JANN, P. N.; LEITE, M. F. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição, v.15, n.1, p.282-293, 2010.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MASETTO, M. T. Aula na Universidade. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13.ed. São Paulo: Papirus, 2008. p. 179-199.
MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução: Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Revista NEaD-Unesp, v.2, n.1, p.355-381, 2016.
NOGUEIRA, S. R. A.; CARDOSO, F. S.; MOTTA, E. S.; YAMASAKI, A. A. Jogo? Aula? “Jogo-aula”: uma estratégia para apropriação de conhecimentos a partir da pesquisa em grupo. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.11, n.2, p.5-19, 2018.
OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade. Petrópolis: Vozes, 1997.
PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9., 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: PUCPR, 2009, p. 3182-3190. Disponível: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2944_1408.pdf Acesso em: 29 de jan. 2021.
PERTICARRARI, A. TRIGO, F. R. BARBIERI, M. R. A contribuição de atividades em espaços não formais para a aprendizagem de botânica de alunos do ensino básico. Revista Ciência em Tela, v.4, n.11, p.1-12, 2011.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Tradução: LINDOSO, D. A.; RIBEIRO, S. R. M. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
SANTANA, R. S.; OLIVEIRA, L. T. S.; LIMA, R. A.; DUARTE, E. C.; MAYWORM, M. A. S. Jogos didáticos e o ensino por investigação: contribuições do jogo mundo dos parasitos. Revista Internacional de Formação de Professores, v.1, n.4, p.80-97, 2016.
SANTOS, S. M. P. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores em creche. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Governo do estado do Rio de Janeiro (RJ). A Área de Ciências da Natureza: Ciências. In: Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Cap. 3.3, p. 353-389, outubro 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 13 de jan. 2021.
SILVA, L. A.; MASSAROLLI, A.; BUTNARI, A. R. Animal combate: um novo instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Revista Educação em Perspectiva, v.8, n.3, p.496-517, 2017.
SOUZA, I. L. G. A formação do professor numa perspectiva lúdica-inclusiva: uma realidade possível? 2007. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2007.
VASCONCELOS, T. S.; DA POIAN, A. T. O ensino de nutrição e metabolismo energético a partir de um jogo de tabuleiro denominado Sobrevivência “Versão 1.0”. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.13, n.1, p.42-58, 2020.
VIEIRA, V. J. DA C.; CORRÊA, M. J. P. O uso de recursos didáticos como alternativa no ensino de Botânica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.13, n.2, p.309-327, 2020.