Becoming a subject in science and biology curricula thinking other genealogies through dissident identities

Main Article Content

Catarina de Cassia Moreira
Marcia Serra Ferreira

Abstract

This paper investigates how dissident identities, in line with Paul B. Preciado's discussions, have been subjectified in, and subjectified by Science and Biology curricula. Supported by Michel Foucault, Judith Butler and Thomas Popkewitz, we set out to analyze studies presented at ENEBIO (2016 and 2018), questioning how academic discourses take part in the processes of becoming a subject, as they bring about research and reports that inform us who we should be in terms of genders and sexualities while, at the same time, deciding what knowledge should we teach and learn about regarding these issues. We assume, amidst games of knowledge and power, the productivity of thinking about different genealogies, as well as assembling space-times to discursively enable other ways of being and being in the world, other than those of the heterosexual and cisgender norms.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Moreira, C. de C., & Ferreira , M. S. (2021). Becoming a subject in science and biology curricula: thinking other genealogies through dissident identities. SBEnBio Biology Teaching Journal, 14(1), 370–389. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.566
Section
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Author Biographies

Catarina de Cassia Moreira, Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ)

Master in Education - Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). PhD student in Education. Capes Scholarship / PROEX - Graduate Program in Education at the Federal University of Rio de Janeiro (PPGE / UFRJ).

Marcia Serra Ferreira , Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ)

PhD in Education - Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). Associate Professor - Faculty of Education, Federal University of Rio de Janeiro (FE / UFRJ). 1D / CNPq Productivity Scholarship and Rio de Janeiro State Scientist (CNE / Faperj).

References

AW, Lin Da et al. Persistent Mullerian Duct Syndrome: a rare entity with a rare presentation in need of multidisciplinary management. Int. Braz J. Urol., Rio de Janeiro, v. 42, n. 6, p. 1237-1243, Dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167755382016000601237&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 Nov. 2020.

BRASIL. Resolução n° 12, de 16 de janeiro de 2015. Poder Executivo, Brasília-DF, 12 de mar. 2015. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/legis/sdh/resolucao_cndc_lgbt_n12_2015__parecer_ref_identidade_de_genero_na_educacao.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.

BUTLER, J. A vida psíquica do poder. Teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BUTLER, J. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1977.

BUTLER, J. O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault. Tradução de Gustavo Hessmann Dalaqua. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 1, n. 22, p. 159-179, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/59447/62615 Acesso em:10 mar. 2021.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

FERREIRA, M. S. História do currículo e das disciplinas: apontamentos de pesquisa. In: André Márcio Picanço Favacho; José Augusto Pacheco; Shirlei Rezende Sales. (Org.). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba: CRV, 2013, p. 75-88.

FERREIRA, M. S. História do currículo e das disciplinas: produzindo uma abordagem discursiva para investigar a formação inicial de professores nas Ciências Biológicas. In: LEITE, Miriam Soares; GABRIEL, Carmen Teresa. (Org.). Linguagem, discurso, pesquisa e educação. Petrópolis/Rio de Janeiro: DePetrus/APERJ, 2015, p. 265-284.

FERREIRA, M. S.; MARSICO, J. Historicizar os currículos em tempos recentes: regulações e efeitos no ensino e na formação de professores em Ciências e Biologia. In: FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Silvia Nogueira; AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues de; GASTAL Maria Luiza de Araújo; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (Org.). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020, p. 165-179.

FERREIRA, M. S.; SANTOS, A. V. F. Discursos curriculares no/do tempo presente: subsídios para uma articulação entre a História e as Políticas de Currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Marcia Betania. (Org.). Políticas de Currículo: pesquisas e articulações discursivas. Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 55-78.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

JAEHN, L.; FERREIRA, M. S. Perspectivas para uma história do currículo: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 256-272, 2012. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/jaehn-ferreira.pdf. Acesso em: 01 maio 2021.

LIMA, A. L. G.; GIL, N. L. Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz. Educação e Pesquisa, v. 42, n.4, p.1127-1151, 2016. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/ep/v42n4/1517-9702-ep-42-04-1127.pdf. Acesso em: 01 maio 2021.

POPKEWITZ, T. S. Estudos curriculares, história do currículo e teoria curricular: a razão da razão. Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 47-68, jan./abr. 2020. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4555. Acesso em: 1 maio 2021.

MARSICO, J.; FERREIRA, M. S. História do currículo do presente: investigando processos alquímicos no ensino de ciências para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. ETD: Educação Temática Digital, v. 22, p. 837-855, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660143. Acesso em: 01 maio 2021.

MOREIRA, C. C. Mares, currículos e criaturas marítimas: investigando políticas de acesso e permanência de pessoas transgêneras no ensino superior brasileiro. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2020/dCatarina%20de%20Cassia%20Moreira.pdf. Acesso em: 01 maio 2021.

PRECIADO, P. B. Texto junkie. Sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo, SP: n-1 edições, 2018.

PRECIADO, P. B. Um apartamento em Urano. Crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

FONTES DE ESTUDO

AMORIM, J. S.; REIS, D. D.; COUTINHO, F. A. Universidade das crianças: ciência, gênero e a produção da normalidade. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4649-4654. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

BASTOS, V. C. Saberes docentes e as questões de gênero no ensino de Biologia. Revista do Ensino de Biologia da SBEnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 5980-5991. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

CABRAL, S. N.; SOUZA, M. L.; SOUZA, L. M.; SANTOS, B. R. L.; FIGUEIREDO, R. S.; CÔRTES, R. C. S.; SANTANA, F. X. S. “É bom para conscientizar as pessoas das coisas que não são para fazer”: o olhar das/os estudantes acerca do trabalho de temas relativos à sexualidade em um componente curricular na educação básica. REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 7028-7038. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

CARNEIRO, I. P.; GOMES, L. S.; BELENI, T. M.; MOREIRA, A. L. O. R. Relato de experiência: iniciando os desafios de um professor de ciência em formação a partir de uma oficina sobre sexualidade para o ensino fundamental. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 7441-7448. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

CARVALHO FILHO, E. G. Ser ou não ser: eis as questões (de gênero). In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 1412-1423. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

CASSAB, M.; AVELLAR, C. Mulheres na ciência: quando a formação docente se ocupa em discutir igualdade de gênero e ciência. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 4775-4786. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

CAVALCANTE, A. W. C.; MOTA, E. F. Gênero e sexualidade na prática docente de professores de ciências: investigação em uma escola pública de Fortaleza. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 2110-2119. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

COELHO, Y. C. M.; CASTRO, G. C. S.; MOURA, L. S.; VASCONCELOS, S. M. Conceitos de sexualidade: a percepção de escolares concluintes da educação básica de instituições públicas e privadas residentes em Belém, Pará. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 1713-1721. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

COSTA, D. W. S.; SILVA, C. A. S. “Coisas que garotos devem saber”: sexualidade e subjetivação no ensino de ciências e biologia. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4386-4392. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

FERNANDES, H. L.; FIGUEIREDO, B. A. Gênero, sexualidade e formação docente: reflexão e não diretividade para construção da autonomia. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 2210-2221. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

FELICETI, M. L.; VIEIRA, C. F.; LOZANO, E. R.; FERRARI, F.; MASCARELLO, L. D. N.; KAIPER, E. Sexualidade e cuidados com o corpo: um olhar para a puberdade. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 5019-5030. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

FIGUEIREDO, B. A. Delineamentos dos papéis sociais de gênero por estudantes do ensino médio. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 2267-2277. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

FIGUEIREDO, B. A.; FERNANDES, H. L. Papéis sociais de gênero e perspectivas da participação da mulher no mercado no mercado de trabalho: avanços e possibilidades. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3640-3649. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

FOLINO, C. H.; REBELLO, T. J. J.; DUARTE, T. J.; ARAÚJO, L. M.; FONTES, R. G. O.; LAGE, D. A. Sexualidade na educação básica: uma abordagem visando à conscientização e à divulgação sobre DST. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 477-489. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

FRANCO, R. A. G.; KATO, D. S. Mediação de professores de um cursinho popular: abordagem conceito de biodiversidade por meio de discussões de gênero e orientação sexual. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO - Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4073-4081. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. Relações de gênero na construção de noções sobre dimorfismo sexual no 1º ano do ensino fundamental. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO - Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3601-3611. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

GONÇALVES, R. R.; GOUVÊA, G. Questões de gênero no material didático de um curso de Pedagogia a distância: invisibilidade da mulher. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO - Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4102-4111. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

GÔNGORA, A. B.; SILVA, H. S. Oficina sobre infecções sexualmente transmissíveis e sexualidade para adolescentes: um relato de experiência. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 4239-4249. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

LIRA, F. N. R.; RAMONEDA, F. M. M.; SILVA, R. L. F.; SCARPA, D. L. O Pibid no desenvolvimento de temática transversal: igualdade de gênero nas aulas de ciências. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3739-3748. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

LIMA, W. S.; MEGLHIORATTI, F. A.; JUSTINA, L. A. D. A sexualidade pode ser trabalhada em sala de aula? O que dizem os documentos educacionais oficiais brasileiros. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 5461-5470. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

LIMA, A. K. M.; SANTOS, A. S.; GUERRA, T. S. L.; ROCHA, N. C.; LINDOLFO, V. L.; JÚNIOR, C. A. S. Ciência e sociedade: estereótipos de gênero e da profissão em sala de aula. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 5402-5411. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

LOPES, R. P. F.; VIEIRA, A. L.; FALCONI, T. M. G.; COSTA, Aline Nair Mende. Problematizando os padrões de gênero e sexualidade disseminados na sociedade – uma experiência no ensino fundamental II no âmbito do PIBID. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 1396-1404. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

MACHADO, L.; SELLES, S. E. Reprodução humana e sexualidade em livros didáticos de biologia: tradições curriculares em xeque. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 5395-5405. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

NASCIMENTO, A. P. F.; DORVILLE, L. F. M. Sexualidade e gênero na percepção docente. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 7256-7266. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

POLIZEL, A. L.; OKA, M.; MAIO, E. R. Adolescência e ritos de passagem: considerações sobre sexualidade nos livros didáticos. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 4402-4412. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

REIS, N.; FONSECA, L. C. S.; PINHO, R. Enlaces em conceito de gênero, formação docente e ensino de Biologia. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 3739-3750. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

REIS, N.; PINHO, R. Ensino de Biologia e gênero: o que dizem as narrativas não-binárias? In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 3716-3727. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

SALES, A. N; BASTOS, S. N. D. Cinema na escola: roteiros para discutir gênero, sexualidade, etnia e muitas outras coisas. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3650-3659. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

SANTOS, H. S. S.; BRITO, M. R.; SILVA, C. A. S. Experimentações em aulas de Biologia: sistema reprodutor...sexualidade...e... In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v.9, p. 4219-4228. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

SANTOS, H. S. S.; BRITO, M. R.; AUGUSTO, C. Processos de subjetivação no ensino de ciências: a sexualidade para além do sexo biológico no desenho animado ‘Os Pinguins de Madagascar’. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v.9, p. 4878-4887. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

SILVA, M. P.; MIRANDA, M. A. G. C. A abordagem da sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental: análise dos relatos de professores de uma escola pública. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 6321-6331. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

SILVA, J. D. C.; KANOUTÉ, T. B. O caso de Rosalind Franklin e a fotografia 51: como as relações de gênero permeiam o empreendimento científico. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4706-4714. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

SOUSA, J. M.; SILVA, Z. O.; SANTANA, R. N.; SILVA, C. M. M. S.; ROCHA, N. S. A. Transversalizando sexualidade e gênero em experimentações educativas em contextos de Clube de Ciências. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4007-4013. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

SOUSA, P. R. S.; SILVA, J. R. F. Refletindo sobre os corpos: a importância da fundamentação teórica em sexualidade para a formação docente em Biologia. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v.9, p. 3328-3339. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

VIANA, L. S.; NASCIMENTO, R. S.; OLIVEIRA, E. S.; LIMA, C. S.; CANTANHEDE, A. M. Abordagem sobre sexualidade no contexto escolar na visão dos adolescentes. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 5536-5545. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)