Conocimientos y expectativas de los estudiantes que ingresan a los cursos técnicos integrados al bachillerato del IFSC Campus Criciúma sobre la disciplina de Biología
Contenido principal del artículo
Resumen
Acercar los conocimientos abordados en la escuela a los necesarios para la formación personal, intelectual, social y profesional de los estudiantes es un desafío. El objetivo fue analizar los conocimientos y expectativas de los estudiantes de cursos técnicos integrados al bachillerato sobre la asignatura de biología. Se analizaron documentos oficiales y se aplicó un cuestionario a estudiantes de cursos técnicos integrados del Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma. El 89,8% conoce el objeto de estudio de la biología y el 30,5% relaciona los temas de Ciencias de la Educación Primaria con los temas de biología. Los temas de biología considerados importantes para la formación personal y profesional fueron los relacionados con la biodiversidad, la anatomía y fisiología, incluidas las patologías, el origen y evolución de la vida y el estudio de la célula.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
BBARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 158 p.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 02 abr. 2019.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 02 abr. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Novo ensino médio: Dúvidas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361#nem_01. Acesso em: 28 out. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN+Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Brasília: MEC, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 12 mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 137 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 29 out. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em: 02 abr. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 out. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 138 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 14 jul. 2018.
CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; BASTOS, Fernando. A didática como área do conhecimento. In: CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; ARAÚJO, Elaine S. Nicolini Nabuco de (Org.). Introdução à didática da biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 20-43.
CARVALHO, Graça Simões de. A transposição didáctica e o ensino da biologia. In: CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; ARAÚJO, Elaine S. Nicolini Nabuco de (Org.). Introdução à didática da biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 44-70.
CARVALHO, Ítalo Nascimento; NUNES-NETO, Nei Freitas; EL-HANI, Charbel N. Como selecionar conteúdos de biologia para o ensino médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, ago./dez. 2011. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1588/774. Acesso em: 14 jul. 2018.
CORADINI, Amanda; SANGALLI, Andréia. Ensino de Biologia: o que os estudantes do Ensino Médio pensam sobre os conteúdos e metodologias. In: ENEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEMS/UFGD), 2014. Anais…. Disponível em: http://eventos.ufgd.edu.br/enepex/anais/arquivos/28.pdf. Acesso em: 29 out. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.
KLAUSEN, Luciana dos Santos. Aprendizagem significativa: um desafio. In: EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 13., 2017, Curitiba. Anais …. Curitiba: Champagnat/PUCPR, 2017. p. 6403-6411. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25702_12706.pdf. Acesso em: 19/06/2018.
KRASILCHIK, Myriam. Práticas de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2005.
MEGLIORATTI, Fernanda A.; BRANDO, Fernanda Rocha; ANDRADE, Mariana A. B. S.; CALDEIRAS, Ana Maria de Andrade. A integração conceitual no Ensino de Biologia: uma proposta hierárquica de organização do conhecimento biológico. In: CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; ARAÚJO, Elaine S. Nicolini Nabuco de (Org.). Introdução à didática da biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. p. 219-237.