O ensino de Biologia em diálogos com tecnologias negras

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Maglis Vieira dos Santos
Alex Sandro Franco dos Santos

Resumo

Este ensaio tem como objetivo principal provocar diálogos entre o ensino de Biologia e as tecnologias ancestrais negras, com ênfase na implementação da Lei 10.639/2023 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Com o intuito de produzir diálogos, trabalhamos com as ideias de biointeração, ancestralidade e práticas de terreiro, oriundas de um pensamento afrodiaspórico. A partir destas concepções apontamos algumas porosidades com o ensino de Biologia e percebemos que tais aproximações podem contribuir com a produção de outras formas de ser, agir, pensar e se relacionar com o ambiente, além disso, promovem uma educação antirracista e um ensino de Biologia transversal e contra-colonial.

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Como Citar
Santos, M. V. dos, & Santos, A. S. F. dos. (2023). O ensino de Biologia em diálogos com tecnologias negras. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 974–986. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1098
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Maglis Vieira dos Santos, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Doutora em Educação - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. Professora na educação básica  - Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEEBA) - Itamaraju, BA - Brasil. 

 

Alex Sandro Franco dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Mestrando em Ensino e Relações Étnico-Raciais - Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Teixeira de Freitas, BA - Brasil

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