EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA FABULAÇÕES E INSPIRAÇÕES MAIS-QUE-HUMANAS
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Resumo
O texto objetiva refletir sobre o papel das Ciências Biológicas e seu ensino no contexto do Antropoceno, indagando se a disciplina de biologia tem historicamente contribuído para processos de transformação social e como pode apontar caminhos para a transformação social e do reconhecimento multiespécies. Longe de oferecer respostas definitivas, a proposta consiste em fabular e narrar histórias que problematizam o lugar da Educação em Biologia, em um cenário denominado Antropoceno - marcado por crises ambientais e sociais. As histórias contadas são episódios que motivam reflexões que revisitam os limites e as potencialidades do ensino ou da Educação em Biologia no Ensino de Vida a partir da construção de modos de vida coletiva, multiespécies, em um mundo em escombros, aterrorizados por eventos climáticos. Assim, convida-se a repensar a fragmentação curricular e a imaginar possibilidades de Educação em Biologia como rotas de fuga para escapar das consequências de relações deletérias para as vidas desse planeta.
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