Investigação a respeito da ocorrência e metodologia adotada no ensino-aprendizagem sobre células nas vivências de licenciandos em Ciências Biológicas durante seus estágios supervisionados

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Felipe dos Santos Ribeiro
Flavia Venancio Silva

Resumo

O estudo sobre as células é essencial para os estudantes se apropriarem dos conhecimentos sobre a composição dos organismos, da sua fisiologia e das relações ecológicas estabelecidas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar as vivências de ensino-aprendizagem de licenciandos em Ciências Biológicas durante seus estágios supervisionados nas escolas, com enfoque no ensino sobre as células.  Desse modo, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa por meio de um questionário respondido pelos participantes. Os resultados apontaram que as vivências dos licenciandos com o ensino sobre células, quando ocorreu nas escolas, foram sobretudo baseadas em aulas expositivas, e isso vai contra o recomendado para uma aprendizagem significativa, contextualizada e que prioriza o protagonismo dos alunos através de metodologias diferenciadas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Ribeiro, F. dos S., & Silva, F. V. (2020). Investigação a respeito da ocorrência e metodologia adotada no ensino-aprendizagem sobre células nas vivências de licenciandos em Ciências Biológicas durante seus estágios supervisionados. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 445–465. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.345
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Felipe dos Santos Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Ciências Biológicas - Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Flavia Venancio Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Fitotecnia  - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora Associada  -  Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores  - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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