Desafios e potencialidades no ensino de ecologia na educação básica

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João Pedro Ocanha Krizek
Marcus Vinicius Dias Vieira Muller

Resumo

O ensino-aprendizado de ecologia apresenta desafios particulares. Somando-se a isso, a escassez de trabalhos que debatam essa questão contribui para uma defasagem no ensino dessa ciência. Portanto, pretendemos discutir nesse artigo alguns dos desafios do ensino de ecologia e estratégias que podem favorecer o ensino de conteúdos ecológicos na Educação Básica. Entre os desafios, discutimos aqueles proporcionados pela própria definição de ecologia, pelo conteúdo que deve ser ensinado, pela onipresença de erros conceituais e pela maneira de se ensinar a teoria ecológica. Já entre as estratégias que podem ser utilizadas no ensino de ecologia, propomos quatro: o ensino de cima para baixo, o uso de estudos de caso, o apelo à biofilia e a utilização de materiais de divulgação científica.

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Como Citar
Krizek, J. P. O., & Muller, M. V. D. V. (2021). Desafios e potencialidades no ensino de ecologia na educação básica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 700–720. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.401
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

João Pedro Ocanha Krizek, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Graduado em Ciências Biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo (IFSP-SPO).

Marcus Vinicius Dias Vieira Muller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Graduando em Ciências Biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP).

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