Astrobiologia no ensino médio tecendo bases no currículo de Biologia brasileiro e paranaense

Conteúdo do artigo principal

Claudiane Chefer
André Luis de Oliveira

Resumo

Buscou-se por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, identificar na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná-PR, componente curricular Biologia, habilidades, temáticas e conteúdos que podem ser associados a ciência Astrobiologia. Foi possível por meio da análise, inferir que tanto no currículo proposto pela base, quanto nos referenciais paranaenses, são postos vários conteúdos que, a partir de um olhar abrangente e contextualizado, contemplam os conceitos e conhecimentos científicos que embasam a pesquisa astrobiológica.  Inclusive nas orientações paranaenses, a Astrobiologia é comtemplada como conteúdo escolar. Partindo deste contexto, a identificação de conceitos e relações diretas representam marcos conceituais da inserção da Astrobiologia no currículo brasileiro e paranaense para o EM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Chefer, C., & Oliveira, A. L. de. (2023). Astrobiologia no ensino médio: tecendo bases no currículo de Biologia brasileiro e paranaense. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 602–626. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.913
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Claudiane Chefer, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR - Brasil.  Professora de Ciências  - Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Curitiba, PR - Brasil. Bolsista - Doutorado CAPES/Fundação Araucária.

André Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR - Brasil. Professor Adjunto - Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR - Brasil

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

BRITO, Gleide Miriam Falcão. Ensino de biologia na perspectiva da astrobiologia: origem e evolução da vida no planeta terra. 2021. 115 f.

Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021.

CARRAPIÇO, Francisco; LOURENÇO, Ana; FERNANDES, Luísa; RODRIGUES, Telma. A journey to the origins. The astrobiology paradigm in education. In: Proceedings of SPIE, “Instruments, Methods, and Missions for Astrobiology IV”, San Diego, 2001.

CHEFER, Claudiane. Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil: cosmovisões de pesquisadores e professores da área. 2020. 264 f. (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.

CHEFER, Claudiane; OLIVEIRA, André Luís de. Astrobiologia: concepções de licenciandos do curso de Ciências Biológicas e a identificação de conceitos no currículo do curso e em livros didáticos de Ciências. Interfaces da Educação, vol. 9, 2018.

DEMO, Pedro. Educação e alfabetização científica. Campinas, SP: Papirus, 2010.

GALANTE, Douglas. et al. Astrobiologia: uma ciência emergente. Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. São Paulo: Livraria da Física, 2019.

GOLÇALVES, Amanda Hellen Sales; MEDEIROS, Ranlig Carvalho de; MEDEIROS, Liliani Aparecida Sereno Fontes de. Contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia: potencialidades e aplicações curriculares. Revista Educação Pública, v. 21, nº 17, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/17/contribuicoes-da-astrobiologia-para-o-ensino-de-biologia-potencialidades-e-aplicacoes-curriculares. Acesso em: 23 de jan. 2023.

GOMES, Nilma Lino. Apresentação. Desigualdades e diversidade na educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 687-693, 2012. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br . Acesso em: 23 de jan. 2023.

KRASILCHIK, Miriam. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

KRIPKA, Rosana; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa Lara. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e características na Pesquisa Qualitativa. Investigação qualitativa na saúde, v. 2, 2015. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/252. Acesso em: 23 de jan. 2023.

LIMA, Caio Cesar Silva; SANTOS, Marcelo Soares dos. Astrobiologia como eixo integrador do Ensino de Ciências e Biologia: como extraterrestes podem nos auxiliar no estudo da vida na Terra. In: Anais do Congresso Nordestino de Biólogos, vol. 6, Congrebio, 2016.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 2013.

MIX, Lucas J., et al. The astrobiology primer: an outline of general knowledge. Astrobiology, n. 6, p.735-813, 2006.

MELLO, Gustavo Porto. Planetas habitáveis: onde estão os lugares no Universo adequados ao nosso ou outros tipos de vida? In: GALANTE; Douglas et al. Astrobiologia: uma ciência emergente. Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. São Paulo: Livraria da Física, 2019.

PARANÁ. Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Paraná: SEED/PR, 2021.

QUILLFELDT, Jorge Alberto. Astrobiologia: água e vida no Sistema Solar e além. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. Especial, 2010.

QUILLFELDT, Jorge Alberto. O SETI e o tamanho do palheiro... Otimismo e pessimismo na busca de nosso alter ego extraterrestre. In: GALANTE; Douglas et al. Astrobiologia: uma ciência emergente. Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. São Paulo: Livraria da Física, 2019.

RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. O documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): dez razões para temer e contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 20, n. u, p. 1-39, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/16205. Acesso em: 23 de jan. 2023.

STALEY, James T. Astrobiology, the transcendent science: the promise of astrobiology as an integrative approach for science and engineering education and research. Curr. Opin. Biotechnol, v.14, 2003.

UFSM, Universidade Federal de Santa Maria. Leis da termodinâmica. Sugestões de conteúdos de Física. Grupo de Ensino de Física da UFSM, 2021.

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.