Evolução biológica e química da vida em materiais curriculares de Ciências de uma Rede Municipal de Ensino

Conteúdo do artigo principal

José Henrique de Almeida Cereja
Maria Cristina Ferreira dos Santos

Resumo

O tema da pesquisa é o ensino de Evolução Biológica e Química da Vida materializado em documentos curriculares de Ciências e o objetivo principal foi analisar o conhecimento evolutivo no Referencial Curricular e Planos Especiais de Estudos (PEE) da rede municipal de Ensino de Maricá em 2020 e 2021. A pesquisa é do tipo documental de natureza qualitativa. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. O Referencial Curricular apresenta-se alinhado à BNCC, organizado em unidades temáticas e habilidades. Conhecimentos de Evolução Biológica são abordados somente em um Plano de Estudos para o oitavo ano de 2020 e Evolução Química da Vida não foi neles abordado. Evolução não é tema transversal no Referencial Curricular e PEE analisados.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Cereja, J. H. de A., & Santos, M. C. F. dos. (2023). Evolução biológica e química da vida em materiais curriculares de Ciências de uma Rede Municipal de Ensino . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 909–930. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1050
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

José Henrique de Almeida Cereja, Secretaria Municipal de Educação de Maricá

Mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (UERJ). São Gonçalo, RJ - Brasil.  Docente - Secretaria Municipal de Educação de Maricá. Maricá, RJ - Brasil. Docente - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Professora Associada - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

 

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