Evolução biológica e química da vida em materiais curriculares de Ciências de uma Rede Municipal de Ensino

Conteúdo do artigo principal

José Henrique de Almeida Cereja
Maria Cristina Ferreira dos Santos

Resumo

O tema da pesquisa é o ensino de Evolução Biológica e Química da Vida materializado em documentos curriculares de Ciências e o objetivo principal foi analisar o conhecimento evolutivo no Referencial Curricular e Planos Especiais de Estudos (PEE) da rede municipal de Ensino de Maricá em 2020 e 2021. A pesquisa é do tipo documental de natureza qualitativa. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. O Referencial Curricular apresenta-se alinhado à BNCC, organizado em unidades temáticas e habilidades. Conhecimentos de Evolução Biológica são abordados somente em um Plano de Estudos para o oitavo ano de 2020 e Evolução Química da Vida não foi neles abordado. Evolução não é tema transversal no Referencial Curricular e PEE analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cereja, J. H. de A., & Santos, M. C. F. dos. (2023). Evolução biológica e química da vida em materiais curriculares de Ciências de uma Rede Municipal de Ensino . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 909–930. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1050
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

José Henrique de Almeida Cereja, Secretaria Municipal de Educação de Maricá

Mestre em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (UERJ). São Gonçalo, RJ - Brasil.  Docente - Secretaria Municipal de Educação de Maricá. Maricá, RJ - Brasil. Docente - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil. Professora Associada - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

 

Referências

AZEVEDO, M.; BORBA, R. C. N.; SELLES, S. E. Ameaças à profissão docente no Brasil: desafios ao ensino de Ciências e Biologia em debate. Fronteiras & Debates, Amapá, v. 7, n. 2, p. 43-57, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BIZZO, N. M. V. From down house landlord to Brazilian high school students: What has happened to evolutionary knowledge on the way? Journal of Research in Science Teaching, 31(5), 537-556, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1002/tea.3660310508. Acesso em: 24 jul. 2023.

BIZZO, N. M. V. Pensamento científico: a natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

BIZZO, N.; CHASSOT, A.; ARANTES, V. A. (org.). Ensino de ciências: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais e Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRASIL. Projeto de Lei Escola sem Partido de n° 867/2015. Acesso em 26 de abril de 2022. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao? .

CANDAU, V. M. F. Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 33-41, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15003

CARMO, R. S. do; NUNES-NETO, N. F.; EL-HANI, C. N. Teleologia, função e ensino de Biologia. Acta Scientiae, v. 18, n. 3, p. 820-839, 2016.

CARVALHO, Í. N.; EL-HANI, C. N.; NUNES-NETO, N. F. Conteúdos conceituais: reduzindo e reestruturando o currículo de Biologia para o ensino médio. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0491-1.pdf

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

CORRÊA, A.; MORGADO, J. A construção da Base Nacional Comum Curricular no Brasil: tensões e desafios. In: Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. v.3, 2018, Portugal. Anais... IV COLBEDUCA. Portugal, 2018, p.1-12.

FELIX, F. H. M.; OLIVEIRA, M. C. A. D. Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’. Conexão ComCiência, [S. l.], v. 1, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6775 Acesso em: 26 jul. 2023.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FORQUIN, J. C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.

FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, 36(1), 158-171, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.582

GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Projeto Teláris Ciências Ensino Fundamental - Anos Finais. São Paulo: Ática, 2018.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOODSON, I. F. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. Perspec., São Paulo, v.14, n.1, p.85-93, 2000.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, L.; NICOLI, J.S.; SELLES, S.E. Diferença na Base Nacional Comum Curricular: entre espaços públicos e interesses privados. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XII ENPEC, 12., 2019. Anais do...Natal, RN: UFRN, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0970-1.pdf .

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCONDES, M. E. R. As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 270, 2018.

MARICÁ. Prefeitura Municipal de Maricá. Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Ofícios 07/2020; 08/2020. 2020.

MARICÁ. Prefeitura Municipal de Maricá. Secretaria Municipal de Educação. Referencial curricular da rede municipal de ensino de Maricá. 2021.

MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

SANTOS, M. C. F. Conhecimentos e disciplinas escolares: reflexões sobre a construção social do currículo na educação básica. Dialogia, São Paulo, n. 20, p. 75-84, jul./dez. 2014. DOI: 10.5585/Dialogia.n20.5071

SELLES, S. E. A polêmica instituída entre ensino de evolução e criacionismo: dimensões do público e do privado no avanço do neoconservadorismo (Editorial). Ciência & Educação, v. 22, n. 4, p. 831-835, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n4/1516-7313-ciedu-22-04-0831.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023

ZABOTTI, K.; JUSTINA, L.A.A.D. O ensino dos temas “Origem da Vida” e “Evolução Biológica” em dissertações e teses brasileiras (2006 a 2016). Amazônia (UFPA): Revista de Educação em Ciências e Matemáticas v. 16, p. 82-98, 2020.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)