A alquimia dos Mestrados Profissionais em Ensino como inovações curriculares

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Rosilaine Wardenski
Márcia Serra Ferreira

Resumo

Esse artigo analisa os discursos veiculados pelas políticas oficiais para o Mestrado Profissional (MP) em Ensino que participam da produção de sentidos sobre a relação teoria e prática. Em perspectiva sociocultural, investiga os discursos presentes em Documentos emitidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para a área de Ensino. A constituição desses cursos está envolvida em uma história permeada por singularidades, como a criação dos próprios MP, em meio a repetibilidades. O MP é visto como uma inovação devido ao impacto em diferentes níveis de ensino, legitimada pelos discursos sobre a relação entre teoria e prática proferidos na avaliação. Em estudos como esse, pretendemos facilitar uma proliferação de sentidos possíveis para os currículos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Wardenski, R., & Ferreira, M. S. (2023). A alquimia dos Mestrados Profissionais em Ensino como inovações curriculares. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 409–429. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1080
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Rosilaine Wardenski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Rio de Janeiro, RJ - Brasil.  Doutora em Educação em Ciências e Saúde - (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

Márcia Serra Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação -  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professora associada - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Referências

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