Ensino de Ciências e Biologia: uma análise crítica das diretrizes curriculares sobre a conservação na América Latina

Conteúdo do artigo principal

Jair Hernando Castro Romero
Marcela Stuker Kropf
Federico Hernán Garrido de León

Resumo

A América Latina apresenta ampla biodiversidade, multiculturalidade e complexos problemas ambientais. No entanto, a esfera educacional deve compreender a crise ambiental desde uma perspectiva interdisciplinar, propondo mecanismos que resolvam esse cenário de emergência. Esta pesquisa analisou a incorporação das dimensões da conservação nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de Ciências e Biologia em 20 países da América Latina. Foram ponderados dois índices para comparar a qualidade e a abordagem da conservação nas DCN. Foram encontrados 50 tópicos associados à conservação e as DCN foram classificadas em diferentes categorias de conservação, com predominância de uma abordagem conservacionista ou pragmática. Concluímos que é necessário fortalecer a qualidade da discussão curricular sobre conservação nas escolas latino-americanas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Romero, J. H. C., Kropf, M. S., & Garrido de León, F. H. (2024). Ensino de Ciências e Biologia: uma análise crítica das diretrizes curriculares sobre a conservação na América Latina. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 150–172. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1124
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Jair Hernando Castro Romero, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN - Brasil. 

Marcela Stuker Kropf, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora em Ciências  - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seropédia, RJ - Brasil. Professora  - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET). Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Federico Hernán Garrido de León, Universidad de la Republica

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN - Brasil. 

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