A origem da vida em currículos online construindo caminhos para abordagens interculturais no ensino de Biologia

Conteúdo do artigo principal

Matheus Reis Dantas
Anderson Eduardo Santos

Resumo

Os currículos empregados no ensino de biologia vêm a se tornar desafios para estudantes de diferentes origens culturais, com múltiplas perspectivas e formas de compreender o mundo. A interculturalidade, por outro lado, reconhece a importância da heterogeneidade cultural e olhares para a compreensão da ciência. Objetivamos, portanto, analisar como o tema “A Origem da Vida” é abordado por professores/as em aulas disponibilizadas no YouTube. Para tanto, utilizamos metodologias netnográficas para analisar duas vídeoaulas sobre o tema na plataforma. Em nossas análises, as aulas de biologia do Youtube também carregam pedagogias que supervalorizam o conhecimento científico em detrimento dos saberes místico-culturais dos/as estudantes. A interculturalidade na formação de professores/as pode ser um caminho para construção de abordagens sensíveis à diversidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dantas, M. R., & Santos, A. E. (2023). A origem da vida em currículos online: construindo caminhos para abordagens interculturais no ensino de Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1491–1508. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1194
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Matheus Reis Dantas, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas

Mestre em Educação - Universidade Federal de Sergipe (UFS).  São Cristóvão, SE - Brasil. Professor de Ciências/Biologia – Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL). Maceió, AL - Brasil.

Anderson Eduardo Santos, Universidade de São Paulo

Mestre em Biologia Comparada - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Ribeirão Preto - São Paulo, SP - Brasil. Professor de ciências/biologia  - Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL). Maceió, AL - Brasil. 

Referências

AGUIAR, Jacqueline Gomes. A pesquisa etnográfica online em tempos de cultura da convergência. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 109-131, 2019.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos et al. Formando professoras de ciências para o diálogo intercultural na pesquisa e no ensino a partir de um trabalho colaborativo. Horizontes, v. 35, n. 1, p. 99-112, 2017.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A importância da reflexão sobre a prática de ensino para a formação docente inicial em ciências biológicas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 2, p. 86-96, 2003.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Do cientificismo ao diálogo intercultural na formação do professor e ensino de ciências. Interacções, v. 10, n. 31, 2014.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, v. 16, n.3, p. 679-694, 2010.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Um enfoque etnobiológico na formação do professor de ciências sensível à diversidade cultural: estudo de caso. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, p. 585-603, 2015.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; NASCIMENTO, Janaina Gelma Alves do. Formação de professores de ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 420-441, 2017.

BARBOSA, Alessandro Tomaz et al. A colonialidade no ensino de ciências e biologia: reflexões sobre o Brasil e o Timor-Leste para pensar horizontes decoloniais. In: TEIXEIRA, P. P.; OLIVEIRA, R. D. V. L. e QUEIROZ, G. R. P. C. (org.) Conteúdos Cordiais: Biologia Humanizada para uma Escola sem Mordaças. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019, p. 107-128.

BIZERRA, Alessandra; URS, Suzana. Vida e Educação em Ciências. Curso RedeFor-Ciências-USP, Disponível em: http://redefor.usp.br/curso/ciencia/ . Acesso em: 06/2023.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas, v. 2, p. 13-37, 2008.

CARVALHO, Fabiana Aparecida. Marcando passos, a (r) mando lutas: o (s) feminismo (s) e outras “bio-logias” na compreensão dos gêneros e sexualidades. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 427-452, 2021.

CASSIANI, Suzani; SELLES, Sandra Lucia Escovedo; OSTERMANN, Fernanda. Negacionismo científico e crítica à Ciência: interrogações decoloniais. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, p. e22000, 2022.

CREPALDE, Rodrigo dos Santos et al. A integração de saberes e as marcas dos conhecimentos tradicionais: reconhecer para afirmar trocas interculturais no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 275-297, 2019.

DA SILVA GAUDÊNCIO, Jéssica. Interculturalidade no ensino de ciências. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 67, p. 325-340, 2022.

DALPIAZ, Priscila; CIPRIANI, Andreza; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Tendências da interculturalidade: Contribuições para formação de professores. Educação, Sociedade & Culturas, n. 63, p. 1-2, 2022.

DOS SANTOS CREPALDE, Rodrigo et al. A integração de saberes e as marcas dos conhecimentos tradicionais: reconhecer para afirmar trocas interculturais no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 275-297, 2019.

DUTRA, Débora; CASTRO, Dominique Jacob F. de A; MONTEIRO, Bruno. Educação em ciências e decolonialidade: em busca de caminhos outros. In: DUTRA, Débora S.A.; CASSIANI, Suzani; SANCHEZ, Celso; OLIVEIRA, Roberto D.V.L. (org.). Decolonialidades na educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.

EDUARDO-SANTOS, Anderson. No need to hide. Science, v. 375, n. 6577, p. 234-234, 2022.

EL-HANI, Charbel Niño. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino, p. 3-21, 2006.

GRIMES, Camila; SCHROEDER, Edson. A origem da vida, sob a ótica de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 1, p. 126-143, 2013.

GRIMES, Camila; SCHROEDER, Edson. Os conceitos científicos dos estudantes do Ensino Médio no estudo do tema "origem da vida". Ciência & Educação, Bauru, v. 21, p. 959-976, 2015.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

KARAT, Marinilde Tadeu; GIRALDI, Patrícia Montanari. A origem da vida: uma análise sobre a Natureza da Ciência em um vídeo educativo do YouTube. ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, n. 3, p. 58-76, 2019.

KRASILCHIK, Myriam. Caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em Aberto, v. 11, n. 55, 1992.1, 2022.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. coleção Trans, 1999.

MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

MATTHEWS, Michael R. History, philosophy, and science teaching: A brief review. Synthese, v. 80, p. 1-7, 1989.

MION, Mirian Raquel Buiz; LOPES, Daniel de Queiroz. Youtube e educação: uma revisão da pesquisa brasileira no período de 2014 a 2021.

RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. v.19, n. 2 (2021), p. 526-535, 2021.

MORAIS, Greiciele Macedo; DOS SANTOS, Valdeci Ferreira; GONÇALVES, Carlos Alberto. Netnography: origins, foundations, evolution and axiological and methodological developments and trends. The Qualitative Report, 2020.

MOZENA, Erika Regina; OSTERMANN, Fernanda. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, p. 185-206, 2014.

NICOLINI, Livia Baptista; FALCÃO, Eliane Brígida Morais; FARIA, Flavio Silva. Origem da vida: como licenciandos em Ciências Biológicas lidam com este tema? Ciência & Educação, Bauru, v. 16, p. 355-367, 2010.

NOGUERA, Renato. Denegrindo a educação: um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), n. 18, p. 62-73, 2012.

NUNES, Pâmela; GIRALDI, Patrícia; CASSIANI, Suzani. Decolonialidade na educação em ciências: o conceito de bem viver como uma pedagogia decolonial. Revista Interdisciplinar Sulear, p. 199-219, 2021.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em revista, v. 26, n. 01, p. 15-40, 2010.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Fazer do caos uma estrela dançarina no currículo: invenção política com gênero e sexualidade em tempos do slogan “ideologia de gênero”. Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidades. Belo Horizonte: Mazza, p. 23-52, 2018.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, p. 23-45, 2012.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski; CALDEIRA, Ana Maria. Introdução. A importância da história da ciência na educação científica. Filosofia e história da biologia, v. 4, n 1, p. 1-16, 2009.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. Contextualizaciones latinoamericanas, v. 2, n. 5, 2015.

SALES, Shirley Rezende. Etnografia+netografia+análise do discurso: articulação metodológica para pesquisar em educação. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (org.).Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, p. 111- 132, 2012.

SOUSA, Natasha Lopes. O misticismo cosmogônico dos Desana: evidências culturais por meio da literatura indígena. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v. 5, n. 1, p. 99- 108, 2016, DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.5i1.0005.

SOUZA, Pedro Henrique Ribeiro de; ROCHA, Marcelo Borges. Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, p. 321-340, 2017.

VALADARES, Juarez Melgaço; JÚNIOR, Célio Silveira. Interculturalidade e ensino de ciências: o cotidiano de uma sala de aula. Education Policy Analysis Archives, v. 28, p.153-153, 2020.

WALSH, Catherine. La educación intercultural en la educación. Peru: Ministerio de Educación. Mimeografado. Diferenças culturais e educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro, v. 7. 2001.

WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Education Policy Analysis Archives, v. 26, p. 83-83, 2018.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.