Discursos, modos de subjetivação e experiências docentes no dispositivo pedagógico de iniciação à docência

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Magno Clery Palma Santos
Marlécio Maknamara

Resumo

Objetivou-se analisar o funcionamento do dispositivo de iniciação à docência na produção de discursos, subjetividades e os efeitos para a experiência da supervisão pibidiana de Biologia. Foram consultados documentos produzidos por supervisores/as, sob a análise do discurso. Produziram-se discursos da aprendizagem pelo uso de práticas experimentais de laboratório; da incerteza; dos métodos de trabalho; do aperfeiçoamento docente. As subjetividades requereram tipos de profissionais heroicos/as, guerreiros/as, superadores/as de dificuldades e não-cômodos. O dispositivo criou uma racionalidade que não fortalece condutas contrárias ao que foi instituído, exerceu a função de selecionar e ensinar o que os sujeitos devem praticar e dizer para se reconhecerem como docentes supervisores/as e a experiência pedagógica não foi operacionalizada como algo inusitado e transformativo.

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Como Citar
Santos, M. C. P., & Maknamara, M. (2024). Discursos, modos de subjetivação e experiências docentes no dispositivo pedagógico de iniciação à docência. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 406–427. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1268
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Magno Clery Palma Santos, Southwest Bahia State University

Doutor em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquista, BA - Brasil. 

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB - Brasil. 

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