O professor supervisor e sua compreensão sobre o estágio supervisionado

Conteúdo do artigo principal

Francyane Adielle Praxedes
Ednalva Alves dos Santos
Maria Fernanda Bernabé dos Santos
Nanuza Mikaela Rodrigues Correia
Maria Lusia de Morais Belo Bezerra
Solma Lúcia Souto Maior Araújo Baltar

Resumo

O presente trabalho consolida uma investigação que objetivou compreender como professores do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino de um município da Zona da Mata de Alagoas reconhecem o estágio supervisionado.  O estudo foi baseado numa pesquisa de campo realizada em cinco escolas do município investigado. Foi possível observar que dentre professores que participaram da pesquisa, 82,22% tiveram a oportunidade de acompanhar estagiários, e todos consideraram que o estágio contribui para sua prática docente. Contudo, foi perceptível que nem todos os professores encontram-se preparados para essa experiência. Nesse sentido, consideramos fundamental investir em capacitação docente com foco no estágio supervisionado e no estreitamento dos laços entre as instituições educacionais (escola e ensino superior) envolvidas nesse processo formativo.

 

Palavras-chave: Ambiente escolar, Estagiário, Experiência docente, Percepção, Professor colaborador

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Detalhes do artigo

Como Citar
Praxedes, F. A., Santos, E. A. dos, Santos, M. F. B. dos, Correia, N. M. R., Bezerra, M. L. de M. B., & Baltar, S. L. S. M. A. (2018). O professor supervisor e sua compreensão sobre o estágio supervisionado. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(2), 85–93. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.137
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Francyane Adielle Praxedes, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas

Ednalva Alves dos Santos, Universidade Federal de Aagoas

Graduanda em Ciências Biológicas

Maria Fernanda Bernabé dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas

Nanuza Mikaela Rodrigues Correia, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas

Maria Lusia de Morais Belo Bezerra, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Ciências Biológicas e Mestrado em Química e Biotecnologia

Solma Lúcia Souto Maior Araújo Baltar, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Ciências Biológicas, Mestrado em Botânica, doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica e pós-doutorando neste programa.

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