O professor supervisor e sua compreensão sobre o estágio supervisionado
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho consolida uma investigação que objetivou compreender como professores do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino de um município da Zona da Mata de Alagoas reconhecem o estágio supervisionado. O estudo foi baseado numa pesquisa de campo realizada em cinco escolas do município investigado. Foi possível observar que dentre professores que participaram da pesquisa, 82,22% tiveram a oportunidade de acompanhar estagiários, e todos consideraram que o estágio contribui para sua prática docente. Contudo, foi perceptível que nem todos os professores encontram-se preparados para essa experiência. Nesse sentido, consideramos fundamental investir em capacitação docente com foco no estágio supervisionado e no estreitamento dos laços entre as instituições educacionais (escola e ensino superior) envolvidas nesse processo formativo.
Palavras-chave: Ambiente escolar, Estagiário, Experiência docente, Percepção, Professor colaborador
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALVEZ-MANZZOTTI, A. J., Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Faculdade de Educação da Universidade Estácio de Sá. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 39-50. Julho, 2001.
BRASIL. Lei nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação. Brasília, DF. 1996. Disponívelem: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: dez. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB35/2003. Brasília, 05 de novembro de 2003. Disponívelem: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb35_03.pdf . Acesso em: dez. 2018.
CARVALHO, M. B. O. M.; LIMA, S. L. Aprendendo e construindo a docência: estágio na sala de aula .In:XV EDIPE. BeloHorizonte, 2009. Disponível em: http://www.repositoriobib.ufc.br/000014/00001403.pdf. Acesso em: maio 2018.
CASSIANI-SOUZA, S. C.; PAULA, G.S.; GIRALDI, P. M.; Concepções e práticas de professores de biologia sobre o estágio curricular supervisionado: uma ferramenta importante para a formação inicial. In: Atas do XV Congresso de Leitura – II Seminário de Produção de Conhecimentos, Saberes e Formação Docente, Campinas, 5-8 de jul, 2005.
FELÍCIO, H. M. S.; OLIVEIRA, R. A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.
FERREIRA, P.V. Estatística experimental aplicada à agronomia. Maceió: FAL/EDUFAL/FUNDEPES, 547p. 2011.
FERREIRA, R. K. A. O estágio supervisionado e a parceira entre a universidade e a escola. FIEP BULLETIN. v 84. 2014.
FRANÇA, D. Formação de professores: a parceria escola universidade e os estágios de ensino. In: UNIrevista, São Leopoldo, 2008.
GONÇALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.
LÜDKE, M. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 95-108, 2009.
MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 287-298. 2004.
MAZIERO, A. R. CARVALHO, D. G. de. A contribuição do supervisor de estágio na formação dos estagiários. Acta Scientiae, v.14, n.1, jan./abr. 2012.
PAULA, G. S. CASSIANI, S. O papel do professor da escola na formação do futuro docente de ciências: um discurso no silêncio. EntreVer, Florianópolis, v. 01, n.01, p. 182- 201, 2011.
PICONEZ, S. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática de reflexão. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SANTOS, J. Estágio supervisionado no ensino fundamental II: reflexão do relato da experiência motivadora no ensino de ciências em uma escola pública. EDUCERE, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.