O domínio da teoria da evolução por parte dos estudantes de Ciências Biológicas e da Saúde de uma instituição de ensino superior

Conteúdo do artigo principal

Mateus Almeida de Castro
Larissa Venancio

Resumo

A teoria da evolução das espécies (TE) é a principal teoria científica sobre a diversificação dos organismos vivos. Este estudo teve como objetivo entender a compreensão de estudantes universitários sobre a TE, seu contato com a teoria no ensino médio e sua aplicação acadêmica. Utilizando questionários com perguntas objetivas e dissertativas, a análise quali-quantitativa e a análise de conteúdo de Bardin revelou 161 respostas. A maioria dos estudantes demonstrou compreensão básica dos conceitos evolutivos; 43 respostas não abordaram a TE, e apenas 8 mostraram compreensão detalhada. Os resultados indicam a necessidade de revisar metodologias pedagógicas para uma abordagem mais interativa e integrada, garantindo uma base educacional robusta em teorias evolutivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida de Castro, M., & Venancio, L. (2025). O domínio da teoria da evolução por parte dos estudantes de Ciências Biológicas e da Saúde de uma instituição de ensino superior. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(1), 302–323. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1648
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa

Referências

ALTERS, Brian; SCHULTZ, John P.; LU, Xiaofei. Teaching evolution in medicine: A review of the literature. Evolution: Education and Outreach, v. 2, n. 4, p. 507-520, 2009.

BARDIN, L (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BARDIN, L (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BELTRAN, Maria Helena Roxo; RODRIGUES, Sabrina Páscoli; ORTIZ, Carlos Eduardo. História da Ciência em Sala de Aula: Propostas para o Ensino das Teorias da Evolução. História da Ciência e Ensino, v. 4, p. 49-61, 2011.

BITTENCOURT, Circe Maria F. Em Foco: História, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, set./dez. 2004. Disponível em:. Acesso em: 08 dez. 2008.

BOWLER, Peter J. (2003). Evolução: A História de uma Ideia . Imprensa da Universidade da Califórnia . ISBN 0-520-23693-9.

BRASIL. Conselho nacional de Educação. 2002

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. SISU: Nota de corte. 2023.

BUFFON, G. L. L. (1749-1788). Histoire Naturelle, générale et particulière.

BURGUER, J., Link, V., Blöcher, J., Thomas, M. G., Veeramah, K. R., Wegmann, D. (2020). Low Prevalence of Lactase Persistence in Bronze Age Europe Indicates Ongoing Strong Selection over the Last 3,000 Years. Current Biology, 30(21), 4307-4315.E13.

CÂMARA, R.H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. In: Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6 (2), jul -dez, 2013,179-191.

CAVACA, A.G. et al. Representação da saúde bucal na mídia. Interface -Comunic., Saúde, Educ., v.16, n.43, p.1055-68, out./dez. 2012.

CÂNDIDO, J.; SOUZA, L. R.. Síndrome de Burnout: as novas formas de trabalhoque adoecem. Psicologia.pt, 2016.

CARRAPIÇO, F. . O que é Simbiogénese? A vertente marginalizada da abordagem evolutiva. Revista Helius, [S. l.], v. 3, n. 2, fasc. 1, p. 219–246, 2021. Disponível em: //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/213. Acesso em: 19 nov. 2023.

CARDOSO, Ciro Flamarion de Santana. Aspectos da Cosmogonia e da Cosmografia Escandinavas. Brathair (Online), 18 de abril de 2012.

CICILLINI, G. A. Concepções de Evolução de professores em escolas públicas do Ensino Médio. In: IV ESCOLA DE VERÃO, 4, 1998, Uberlândia. Anais... Uberlândia: UFU, 1999. p. 127-31.

CORRÊA, A. L.; NICOLINI, E.; ARAUJO, N. de; MEGLHIORATTI, F. A.; CALDEIRA, A. M. de A. História e Filosofia da Biologia como ferramenta no Ensino de Evolução na formação inicial de professores de Biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 5, n. 2, p. 217-237, 2010.

COSTA, L. O.; MELO, P. L. C.; Teixeira, F. M. (2011). Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica. Ciência & Educação, 17(1), 115-128.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DARWIN, Charles 1875 On the origin of species by means of natural selection orthe preservation of favored races in the struggle for life 6a ed., Nova York, Appleton.

ELDREDGE, N. Algumas reflexões sobre "Picos adaptativos", "Dilema de Dobzhansky" - e como pensar sobre a evolução. Evo Edu Outreach, v. 1, p. 243-246, 2008. DOI: 10.1007/s12052-008-0057-4.

Ferraro, AA, Rohde, LA, Polanczyk, GV et al. O papel específico e combinado da violência doméstica e dos distúrbios de saúde mental durante a gravidez na saúde do recém-nascido. BMC Gravidez Parto 17 , 257 (2017). https://doi.org/10.1186/s12884-017-1438-

FERREIRA, Marcelo Alves. Transformismo e extinção: de Lamarck a Darwin. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. doi:10.11606/T.8.2007.tde-24102007-150401. Acesso em: 2023-12-04.

FORD, Martin. Os robôs e o futuro do emprego. Editora Best Seller, 2019.

KAWASAKI, Clarice S.; EL-HANI, Charbel N. Uma Análise das Definições de Vida Encontradas em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio. In: VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 2002, São Paulo.

KLANT, Luciana & SANTOS, Vanderley. (2021). O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo - estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development. 10. e8210413786. 10.33448/rsd-v10i4.13786.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. 197p

KUMAR, Vinay; ABBAS, Abul K.; ASTER, Jon C. Robbins & Cotran - Patologia: Bases Patológicas das Doenças. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

LOPES, Fernando Sales. Os Mitos da Criação na Cultura Chinesa. Macau, agosto, 2015.

MARQUES, CRISTINA DA SILVA; DOS ANJOS, MAYLTA BRANDÃO; BRANDÃO, MARIA INÊS DE OLIVEIRA. Criacionismo ou evolucionismo? A teoria da evolução das espécies em debate no ensino de ciências. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, 2012.

Beltran, MHR. ; ORTIZ, SP. História da Ciência na Sala de aula Propostas para o ensino das Teorias da Evolução. História da Ciência e Ensino. V.4, 2011

MARTINS, L. A.-C. P.; BRITO, A. P. O. P. M. A História da Ciência e o Ensino da Genética e Evolução no Nível Médio: Um Estudo de Caso. Estudos de História e Filosofia das Ciências, p. 245-261, 2009.

MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

MIRANDA, Gilberto José. Elaboração e aplicação de questionários. In: NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa et al (org.). Trabalho de Conclusão de Curso: uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. p. 216 - 229.

MITHEN, S. A pré-história da mente. São Paulo: Unesp, 2002.

NESSE, Randolph M.; WILLIAMS, George C. Evolutionary Medicine: A Perspective from an Ancient Flaw in Our Genome. The Quarterly Review of Biology, v. 66, n. 4, p. 343-378, 1991.

ORLANDI, E. P. (1999). Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes.

PROMISLOW DE. Robert L. PERMAN, evolution & medicine. Evol Med Public Health. 2014 Jan;2014(1):10-1. doi: 10.1093/emph/eou001. Epub 2014 Jan 7. PMID: 24481245; PMCID: PMC4204620.

QUEIROGA, D. S.. Análise comparativa entre livros didáticos laicos e confessionais católicos: um olhar sobre a origem da vida e evolução biológica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) -Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

RIDLEY, Mark. Evolução. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2011. E-book. ISBN 9788536308630. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536308630/. Acesso em: 17 abr. 2023.

TIDON, Rosana; LEVONTIN, Richard C. Teaching Evolutionary Biology. Genetics and molecular Biology, v. 27, 2004. Disponível em< https://www.scielo.br/j/gmb/a/8pwzKNbBJXHNNV9vF8rzrdb/?format=pdf&lang=en>. Acesso em 08 mar. 2023.

TIDON, Rosana; VIEIRA, Eli. O ensino da evolução biológica: um desafio para o século XXI. ComCiência, Campinas, n. 107, 2009 . Disponível em <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542009000300008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 11 mar. 2023.

SALADINO, Alejandra; PEREIRA, Rodrigo. Arqueologia histórica. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário

IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. ed. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016. (verbete). ISBN 978-85-7334-299-4.

SALAMUNES, N. L. C. "A pré-história da mente: uma busca das origens da arte, da religião e da ciência" de S. Mithen. Educar, Curitiba, n. 24, p. 283-288, 2004. Editora UFPR.

SCHMIDEK, H. C. M. V.; GOMES, J. C.; SANTOS, P. L.; CARVALHO, A. M. P.; PEDRÃO, L. J.; CORRADI-WEBSTER, C. M. Dependência de internet e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): revisão integrativa. Revisão de Literatura, 2018.

SELLES, S. L. E.; OLIVEIRA, A. C. P. de. Ameaças à Disciplina Escolar Biologia no “Novo” Ensino Médio (NEM): Atravessamentos Entre BNCC e BNC-Formação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], p. e40802, 1–34, 2022. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2022u13531386. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/40802. Acesso em: 22 dez. 2023

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Projeto político Curricular do curso de Ciências Biológicas. UFOB, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Projeto político Curricular do curso de Farmácia. UFOB, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Projeto político Curricular do curso de Medicina. UFOB, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Projeto político Curricular do curso de Nutrição. UFOB, 2022.

WAIZBORT, Ricardo Francisco; LUZ, Roberto Motta Pinto. Medicina Evolutiva: Incorporando a Teoria da Evolução na Formação de Profissionais de Saúde Brasileiros. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41. 2017

WILLIAMS RC. The mind of primitive anthropologists: hemoglobin and HLA, patterns of molecular evolution. Hum Biol. 2003 Aug;75(4):577-84. doi: 10.1353/hub.2003.0066. PMID: 14655878.

YUDELLl, Michael et al. Taking race out of human genetics.Science 351,564-565(2016).DOI:10.1126/science.aac4951

ZAMBERLAN, S.J.E; SILVA, M.R.S. O ensino de Evolução Biológica e sua abordagem em livros didáticos. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 37.; n. 1. Jan. 2012.

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.