Exame Nacional do Ensino Médio análise das questões de Biologia sob a ótica do letramento científico

Conteúdo do artigo principal

Larissa Guedes Mello
https://orcid.org/0009-0001-9349-5537
Lucia Helena Pralon de Souza
https://orcid.org/0000-0003-2120-1795

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, instituído em 1998, é uma avaliação em larga escala que se tornou meio de acesso ao Ensino Superior, exercendo forte influência sobre o sistema de ensino brasileiro e sobre a prática docente. Para conferir suporte aos docentes e avaliar o possível distanciamento desta avaliação em relação às questões sociais, a pesquisa objetivou investigar a presença de aspectos do Letramento Científico - LC em questões de Biologia do ENEM de 2019, mediante à técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados apontaram que a maioria das questões estavam relacionadas à dimensão individual ou à dimensão social na perspectiva funcionalista de LC. A interdisciplinaridade esteve pouco representada.


 

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Como Citar
Mello, L. G., & Pralon de Souza, L. H. (2025). Exame Nacional do Ensino Médio : análise das questões de Biologia sob a ótica do letramento científico. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(1), 240–262. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1715
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Larissa Guedes Mello, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestra em Educação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2022). 

Lucia Helena Pralon de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2011). Professora Associada da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

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