Visões de ciência que fundamentam materiais didáticos dos subprojetos do PIBID/Biologia da Universidade Federal de Pernambuco

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Fábio Campos Coutinho

Resumo

O estudo buscou compreender visões de ciência que fundamentam materiais didáticos dos subprojetos de Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Federal de Pernambuco, utilizados em práticas de ensino no período de 2009 a 2016. Para tanto, empreendemos uma pesquisa documental, a partir da seleção e análise de propostas de atividades de materiais didáticos. Constatamos que as visões prevalentes que fundamentam as propostas dos materiais designam à ciência o caráter rígido, empírico-indutivo e descontextualizado. Por essa razão, entendemos que esses elementos destoam das dimensões que constituem a ciência e que são necessárias à formação científica de professores e alunos, estando distantes de representar uma transformação inovadora na prática de ensino em Biologia.

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Como Citar
Coutinho, F. C. (2019). Visões de ciência que fundamentam materiais didáticos dos subprojetos do PIBID/Biologia da Universidade Federal de Pernambuco. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(1), 54–74. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i1.206
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Fábio Campos Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação em Ciências - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife, PE - Brasil.
Professor - Curso de licenciatura em Ciências Biológicas - Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE)

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