Auxiliando dificuldades de aprendizagem apontadas por alunos do ensino médio por meio de objetos virtuais de aprendizagem

Conteúdo do artigo principal

Pamela Beatriz Menezes Lemos

Resumo

Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) são tecnologias associadas ao conhecimento desenvolvidas para o ensino, objetivando a aprendizagem de determinado conteúdo. No estágio supervisionado desenvolveu-se  um OVA site, centrando dificuldades dos alunos do 3º ano do E.M. de uma escola pública periférica sobre Genética, Evolução e Ecologia, visando o acesso a diferentes tipos de metodologias e abordagens de ensino-aprendizagem em um contexto de vulnerabilidade social e econômica. Inferiu-se que utilização de OVA’s, quando preocupados e orientados pelas necessidades dos alunos, desencadeia maior interesse refletido na maior participação, gerando melhor aprendizado dos conteúdos. Também foi notável o desenvolvimento de habilidades cognitivas extremamente necessárias para se viver em um mundo digitalizado como o momento atual além de desenvolver competências fundamentais para a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lemos, P. B. M. (2020). Auxiliando dificuldades de aprendizagem apontadas por alunos do ensino médio por meio de objetos virtuais de aprendizagem. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 3–21. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.265
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Pamela Beatriz Menezes Lemos

Especialização em Gestão Ambiental Diagnóstico e Adequação - Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Uberaba, MG - Brasil. Graduação em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - Uberaba, MG - Brasil.

Referências

ALMEIDA, Rosiney Rocha. Elaboração de um catálogo de objetos de aprendizagem digitais para o ensino do sistema digestório com ênfase no seu potencial como ferramenta de ensino e aprendizagem. 2010. 85f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2010.

ALMEIDA, Argus Vasconcelos de; FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha. As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de biologia no Brasil. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 3, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2000.

CICILLINI, Graça Aparecida. A evolução enquanto um componente metodológico para o ensino de biologia no 2º grau. Educação e Filosofia, v. 7, n. 14, p. 17-37, 1993.

CRUZ, Marcia Elena Jochims Kniphoff da; HAETINGER, Werner. Inclusão Digital como possibilidade cultural, social e emancipatória. Revista Espaço Acadêmico, v. 12, n. 139, p. 41-47, 2012.

FUTUYMA, Douglas J. Biologia evolutiva. 3. ed. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2009.

GARDNER, Howard. A multiplicity of intelligences. In: MARIËN, Peter; ABUTALEBI, Jubin. Neuropsychological research: a review. New York: Psychology, 2008. p. 26-32.

GRIFFITHS, A. J. F., et al. Introdução à genética. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

HAZOFF JÚNIOR, Waldemar; SAUAIA, Antonio Carlos Aidar. Aprendizagem centrada no participante ou no professor? Um estudo comparativo em Administração de Materiais. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n. 3, p. 631-658, 2008.

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Representação da ação da deriva genética em uma população de besouros. Disponível em: http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIC4Geneflow.shtml . Acesso em: 29 de outubro de 2018.

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Representação da mutação em uma colônia de bactérias. Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIC1bLederberg.shtml Acesso em: 29 de outubro de 2018.

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Representação da ação da Seleção Natural em uma população de besouros. Disponível em: http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIIENaturalSelection.shtml Acesso em: 29 de outubro de 2018.

MAYER, Richard E. Cognitive theory of multimedia learning. The Cambridge Handbook of Multimedia Learning, v. 43, 2005.

RICKLEFS, R.E. A economia da natureza. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

SPINELLI, Walter. Aprendizagem matemática em contextos significativos: objetos virtuais de aprendizagem e percursos temáticos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2007.

TORKINIA, Mariana. Apenas 4,5% das escolas têm infraestrutura completa prevista em lei, diz estudo. 26 jun. Agência Brasil. 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-06/apenas-45-das-escolas-tem-infraestrutura-completa-prevista-em-lei-diz . Acesso em: 30 de outubro de 2018.

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.