Residência pedagógica percepção das preceptoras acerca da educação em sexualidade e gênero

Conteúdo do artigo principal

Erick Henrique Siqueira Paiva
Evilyn Paula Rocha da Silva
Zilene Moreira Pereira Soares
Michel Mendes

Resumo

O objetivo do trabalho é investigar as concepções das preceptoras vinculadas ao Subprojeto de Residência Pedagógica em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) sobre Educação em Sexualidade e Gênero, a fim de compreender como a abordagem dessas temáticas pode contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia. A partir da análise dos dados obtidos por meio de questionário eletrônico, concluiu-se que as professoras não tiveram contato com a temática durante sua graduação, evidenciando uma perspectiva biologicista em suas propostas pedagógicas. Com isso, as preceptoras visualizam na RP a possibilidade de formação continuada, permitindo inserir e qualificar o debate acerca da educação em sexualidade e gênero em suas aulas e no cotidiano escolar.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Paiva, E. H. S., Silva, E. P. R. da, Soares, Z. M. P., & Mendes, M. (2021). Residência pedagógica: percepção das preceptoras acerca da educação em sexualidade e gênero. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 76–96. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.557
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Erick Henrique Siqueira Paiva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Acadêmico em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás (UFG).  Estágio em  educação básica Escola Sesi Campinas, SP.  Bolsista  -  Programa de Residência Pedagógica (RP-Bio-UFG)

Evilyn Paula Rocha da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licencianda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Integrante do Programa de Educação Tutorial de Ciências Biológicas (PETBio)

Zilene Moreira Pereira Soares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Michel Mendes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorado  em Educação - Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor Adjunto  - Instituto de Ciências Biológicas IV (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

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