Abordagem de questões sociocientíficas no ensino de Biologia como mecanismo de fortalecimento do protagonismo juvenil

Conteúdo do artigo principal

Maria Daiane Lopes Moreira
Herikson Araújo de Freitas

Resumo

O Protagonismo Juvenil é entendido como a capacidade dos adolescentes em participarem, de forma ativa, de atividades ou projetos de caráter público, exercendo papel transformador na sociedade. Esta pesquisa objetivou analisar a influência da abordagem de temáticas sociocientíficas, no ensino de biologia, como mecanismo de fortalecimento do protagonismo juvenil. Na coleta de dados, foram realizadas entrevistas com professores de biologia e grupo focal com estudantes do ensino médio. A organização dos dados foi feita por meio da análise das falas dos alunos, e das entrevistas aplicadas com os professores.  Questões ambientais e sociais foram selecionadas e discutidas no grupo focal. Notou-se que a abordagem de aspectos sociocientíficos, nas aulas de biologia, pode desenvolver o protagonismo em estudantes da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moreira, M. D. L., & Freitas, H. A. de. (2023). Abordagem de questões sociocientíficas no ensino de Biologia como mecanismo de fortalecimento do protagonismo juvenil. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 800–820. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.996
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Maria Daiane Lopes Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Fortaleza, CE - Brasil.

Herikson Araújo de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando em Ensino - Universidade Federal do Ceará/Rede Nordeste de Ensino (UFC/RENOEN). Fortaleza, CE - Brasil. Mestre em Ensino na Saúde - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE - Brasil. Coordenador do PIBID/BIOLOGIA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Acaraú, CE - Brasil.

Referências

BARROS, Zelinda. “Escola, racismo e violência”. In: Projeto Gênero, Raça e Cidadania no Combate à Violência nas Escolas - Caderno para Professores”. NEIM/UFBA, 2005. p. 35-39. Disponível em: encurtador.com.br/svGP1. Acesso em: 20 set. 2019.

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005. Disponível em: https://urx1.com/S6ZE5. Acesso em: 08 jun. 2019.

CAVALHEIRO, Jeferson de Souza. Consciência ambiental entre professores e alunos da escola estadual básica Dr. Paulo Devanier Lauda. 2008. 62 f. Monografia apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (Especialização em Meio Ambiente). Santa Maria, RS, 2008. Disponível em: encurtador.com.br/cnJK1. Acesso em: 13 set. 2019.

CERQUEIRA, Daniel RC; MOURA, Rodrigo Leandro de. Vidas perdidas e racismo no Brasil. Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, 2013. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5977/1/NT_n10_vidas.pdf . Acesso em: 20 set. 2019.

FERRETTI, J.; ZIBAS, Dagmar ML; TARTUCE, Gisela Lobo BP. Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de pesquisa, v. 34, n. 122, p. 411-423, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/CfWXW5h9BRT5twmQQhJpRnM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mai. 2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAMLIN, Cynthia Lins. Desenvolvendo uma Terceira Cultura nas Escolas: habitus sociológico, estranhamento e desnaturalização de preconceitos. Revista TOMO, n. 15, p. 71-82, 2009. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/489/405. Acesso em: 21 set. 2019.

HILÁRIO, Teresa Romana Graça. A discussão de controvérsias sociocientíficas na promoção de competências de cidadania em alunos da disciplina de Biologia do 12º ano. 2009. 159 f. Dissertação (mestrado em educação), Universidade de Lisboa - Faculdade de Ciências - Departamento de Educação, 2009. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3797/1/ulfc055677_tm_Teresa_Hilario.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16834.pdf. Acesso em: 21 set. 2019.

JÚNIOR, Paulo Sergio Furtado Pereira; MELO, Lucas Oliveira de. O Uso da Matemática na Prevenção de Queimadas na Cidade de Rio Branco - Acre. Anais do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, n. 1, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Daniele/Downloads/910-Texto%20do%20artigo-2064-1-10-20161107.pdf. Acesso em: 09 out. 2019.

MAGGIE, Yvonne. Racismo e anti-racismo: preconceito, discriminação e os jovens estudantes nas escolas cariocas. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96, p. 739-751, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v27n96/a06v2796.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.

MEDEIROS, Monalisa Cristina Silva; RIBEIRO, Maria da Conceição Marcolino; FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda. Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 92, 2011. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-ambiental/meio-ambiente-e-educacao-ambiental-nas-escolas-publicas/. Acesso em: 18 set. 2019.

MUNDIM, Juliana Viégas; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Ensino de ciências no ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 787-802, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2510/251025250004.pdf ;. Acesso em: 24 mai. 2019.

OLIVEIRA, G. S.; CUNHA, A. M. O.; CORDEIRO, E. M.; SAAD, N. S. Grupo Focal: Uma técnica de coleta de dados numa investigação qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.19, n.41, p.1-13, 2020. Disponível em: 2208-Texto do Artigo-7932-1-10-20201014.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.

PÉREZ, Leonardo Fabio Martínez; CARVALHO, Washington LP. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3, p. 727-741, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/2012nahead/aop450.pdf. Acesso em: 24 mai. 2019.

ROSA, G. M. da; SILVA, F. R. da; FLACH, K. A. Educação Ambiental na educação escolar e a Responsabilidade Social: desafios e possibilidades nas questões ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 16, n. 5, p. 411-30, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.12043. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12043. Acesso em: 19 jul. 2023.

SANTOS, D. M. As Contribuições do Enfoque CTS, Aspectos Sociocientíficos e da Educação Ambiental para Refletir as Questões Socioambientais no Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 134-47, 2023. DOI: 10.53003/redequim.v9i1.4852. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4852. Acesso em: 19 jul. 2023.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino (ISSN 1980-8631), v. 1, 2007. Disponível em: encurtador.com.br/hkuK2. Acesso em: 22 set. 2019.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 191-218, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/355/222. Acesso em: 18 mai. 2019.

SILVA, Alexsandra Maria Sousa, XIMENES, Veronica Morais. Políticas públicas e juventude: análises sobre o protagonismo juvenil na perspectiva dos jovens pobres. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1-5, 2019. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1506. Acesso em: 17 jul. 2023.

SILVA, Carlos Alberto da; STUCHI, Adriano Marcus. Dificuldades encontradas por professores de Biologia para planejar aulas envolvendo questões sociocientíficas no Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., 2017. Anais... Florianópolis, 2017. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1189-1.pdf. Acesso em: 17 mai. 2019.

SILVA, Thais Gama da; ASINELLI-LUZ, Araci. Protagonismo juvenil na escola: limitações e possibilidades enquanto prática pedagógica na disciplina de biologia, [2009?]. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1362-8.pdf. Acesso em 17 de mai. 2019.

SILVA, Fernando Dias da; ASSUNÇÃO, Nayara Barros de. Gestão e educação ambiental: uma relação meio ambiente e saúde. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 9, n. 2, ago./dez. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/7721-Texto%20do%20artigo-26456-1-10-20190718%20(1).pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

SOUSA, Grasielle Pereira; TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Educação CTS e genética. Elementos para a sala de aula: potencialidades e desafios. Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 2, p. 83-103, 2014. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID244/v9_n2_a2014.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.

SOUZA, Regina Magalhães de. Protagonismo juvenil: o discurso da juventude sem voz. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/adolescencia/article/view/183/170> . Acesso em: 20 maio 2019.

STAMATO, Maria Izabel Calil. Protagonismo juvenil: uma praxis sócio-histórica de ressignificação da juventude. 2008. 222 f. Tese (doutorado em psicologia) - Pontifica Universidade Católica de São Paulo. 2008. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_f77349c06cb4e02989bc99d54c766bcb. Acesso em: 20 mai. 2019.

VON LINSINGEN, Irlan. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, v. 1, 2007. Disponível em: http://200.133.218.118:3536/ojs/index.php/cienciaeensino/article/viewFile/150/108 . Acesso em: 17 mai. 2019.

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.