Biological and life chemical evolution in Science Curriculum materials of a Municipal Educational Network
Main Article Content
Abstract
The theme of the research is the teaching of Biological and Chemical Evolution of Life materialized in Science curriculum documents and the main objective was to analyze the evolutionary knowledge in the Curricular Reference and Special Study Plans (PEE) of the municipal teaching network of Maricá in 2020 and 2021 The research is of a documentary type of qualitative nature. The technique of content analysis was used. The Curriculum Framework is presented in accordance with the BNCC, organized into thematic units and skills. Knowledge of Biological Evolution is observed only in a Study Plan for the eighth year of 2020 and Chemical Evolution of Life was not in them exactly. Evolution is not a cross-cutting theme in the Curriculum Framework and PEE analyzed.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
AZEVEDO, M.; BORBA, R. C. N.; SELLES, S. E. Ameaças à profissão docente no Brasil: desafios ao ensino de Ciências e Biologia em debate. Fronteiras & Debates, Amapá, v. 7, n. 2, p. 43-57, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BIZZO, N. M. V. From down house landlord to Brazilian high school students: What has happened to evolutionary knowledge on the way? Journal of Research in Science Teaching, 31(5), 537-556, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1002/tea.3660310508. Acesso em: 24 jul. 2023.
BIZZO, N. M. V. Pensamento científico: a natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
BIZZO, N.; CHASSOT, A.; ARANTES, V. A. (org.). Ensino de ciências: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais e Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BRASIL. Projeto de Lei Escola sem Partido de n° 867/2015. Acesso em 26 de abril de 2022. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao? .
CANDAU, V. M. F. Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 33-41, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15003
CARMO, R. S. do; NUNES-NETO, N. F.; EL-HANI, C. N. Teleologia, função e ensino de Biologia. Acta Scientiae, v. 18, n. 3, p. 820-839, 2016.
CARVALHO, Í. N.; EL-HANI, C. N.; NUNES-NETO, N. F. Conteúdos conceituais: reduzindo e reestruturando o currículo de Biologia para o ensino médio. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0491-1.pdf
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
CORRÊA, A.; MORGADO, J. A construção da Base Nacional Comum Curricular no Brasil: tensões e desafios. In: Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. v.3, 2018, Portugal. Anais... IV COLBEDUCA. Portugal, 2018, p.1-12.
FELIX, F. H. M.; OLIVEIRA, M. C. A. D. Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’. Conexão ComCiência, [S. l.], v. 1, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6775 Acesso em: 26 jul. 2023.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FORQUIN, J. C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.
FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, 36(1), 158-171, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.582
GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Projeto Teláris Ciências Ensino Fundamental - Anos Finais. São Paulo: Ática, 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOODSON, I. F. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.
GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 2018.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. Perspec., São Paulo, v.14, n.1, p.85-93, 2000.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, L.; NICOLI, J.S.; SELLES, S.E. Diferença na Base Nacional Comum Curricular: entre espaços públicos e interesses privados. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XII ENPEC, 12., 2019. Anais do...Natal, RN: UFRN, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0970-1.pdf .
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCONDES, M. E. R. As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 270, 2018.
MARICÁ. Prefeitura Municipal de Maricá. Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Ofícios 07/2020; 08/2020. 2020.
MARICÁ. Prefeitura Municipal de Maricá. Secretaria Municipal de Educação. Referencial curricular da rede municipal de ensino de Maricá. 2021.
MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
SANTOS, M. C. F. Conhecimentos e disciplinas escolares: reflexões sobre a construção social do currículo na educação básica. Dialogia, São Paulo, n. 20, p. 75-84, jul./dez. 2014. DOI: 10.5585/Dialogia.n20.5071
SELLES, S. E. A polêmica instituída entre ensino de evolução e criacionismo: dimensões do público e do privado no avanço do neoconservadorismo (Editorial). Ciência & Educação, v. 22, n. 4, p. 831-835, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n4/1516-7313-ciedu-22-04-0831.pdf. Acesso em: 04 fev. 2023
ZABOTTI, K.; JUSTINA, L.A.A.D. O ensino dos temas “Origem da Vida” e “Evolução Biológica” em dissertações e teses brasileiras (2006 a 2016). Amazônia (UFPA): Revista de Educação em Ciências e Matemáticas v. 16, p. 82-98, 2020.