Interspecies curriculum animal confinement in Biology teaching
Main Article Content
Abstract
In this writing, we discuss the production of discursive confinement spaces for animals in Biology teaching. Supported by theories from the field of Curriculum History, we conceive these spaces to act productively on the animals that inhabit them, normalizing them through psychological and pedagogical aspects of teaching. Making use of the analysis of textbooks and scientific articles, we present spatialities arising from discursive practices of the Biology school subject. By inhabiting ecological, dangerous, evolutionary, economic, quantitative, experiential and popular spaces, alchemical processes simultaneously produce who animals and children are or should be. In this way, we consider animals as political subjects of schooling, whose modes of existence are regulated, among other orders, by curricular confinement.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ALMEIDA, Argus; SILVA, Lucélia; BRITO, Rosanne. Desenvolvimento do conteúdo sobre os insetos nos livros didáticos de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 8, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4026. Acesso em: 25 abr. 2023.
ARAÚJO, Pâmela; BAPTISTA, Geilsa; NETO, Eraldo. Representações de “insetos” por crianças do ensino fundamental e implicações para o diálogo nas aulas de ciências naturais. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 510-524, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11834. Acesso em: 25 abr. 2023.
AZEVEDO, Hugo; FARIAS, Eric; FERREIRA, Cristiane; MEIRELLES, Rosane. O ensino em zoologia e o pressuposto utilitarista: uma análise dos livros didáticos do ensino médio (pnld 2018-2020). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 6, p. 591-606, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2298. Acesso em: 25 abr. 2023.
CARDOSO, João; FARIA, Talita; CLEMENTE, Tatiana; JACOBUCCI, Giuliano. Na teia do conhecimento: a biologia das aranhas trabalhada por meio do ensino por projetos. Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 89-105, 2013.
CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental e Movimentos Sociais: elementos para uma história política do campo ambiental. Educação: Teoria e prática, v. 9, n. 16/17, p. 46-56, 2001.
COSME JUNIOR, Lírio; SANT’ANA, Luís; SANTOS, Conceição. Uso de cupins (Isoptera: Insecta) como ferramenta no ensino de Ciências e Educação Ambiental. Revista ELO - Diálogos em Extensão, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1053. Acesso em: 16 mar. 2023.
FAUSTO, Juliana. A cosmopolítica dos animais. 2017. p. 300. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
FERREIRA, Marcia Serra; GOMES, Maria Margarida. Currículo de Ciências: a alquimia das disciplinas escolares e a produção da autonomia docente. Roteiro, v. 46, n. 1, p. 31-40, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592021000102015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 abr. 2023.
FIGUEIREDO, Túlio; MACHADO, Vera Lúcia; ABREU, Margaret de. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 397-402, 2010.
FISCHER, Rosa. A paixão de trabalhar com Foucault. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação, v. 2, p. 39-60, 2002.
FISCHER, Rosa. Foucault revoluciona a pesquisa em educação?. Perspectiva, v. 21, n. 2, p. 371-389, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9717. Acesso em: 25 abr. 2023.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
GOMES, Maria Margarida; SELLES, Sandra; LOPES, Alice. Currículo de Ciências: estabilidade e mudança em livros didáticos. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 02, p. 477-492, 2013.
HARAWAY, Donna. Quando as espécies se encontram. Traduzido por Juliana Fausto. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. 1. ed. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2015.
LARROSA, J. A Operação Ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade, v. 29, n.1, 2004.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Bio. 3. ed., São Paulo: Saraiva, 2016a, vol. 1.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Bio. 3. ed., São Paulo: Saraiva, 2016b, vol. 2.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Bio. 3. ed., São Paulo: Saraiva, 2016c, vol. 3.
LOPES, Tatiana; PRESUTO, Gelsa; POLIZEL, Rosamaria; MARQUES, Rosebelly. A observação de joaninhas [Harmonia axyridis (Pallas, 1773), Coleoptera, Coccinellidae] como ferramenta de alfabetização científica em uma Escola de Educação Infantil. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. [S. l.], v. 11, n. 2, p. 20-33, 2018. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/132. Acesso em: 25 abr. 2023.
MAGALHÃES, Danilo; MASSARANI, Luisa; ROCHA, Jessica. A mídia e a experimentação com animais no ensino básico de ciências no Estado de São Paulo: uma análise da cobertura feita por jornais impressos nas décadas de 1960 e 1970. Educação em Foco, v. 24, n. 43, p. 5-31, 2021.
MARANDINO, Marta; SELLES, Sandra; FERREIRA, Marcia. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MOREIRA, Natália; MATOS, Ione. O ensino de zoologia em escolas da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga/Minas Gerais. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 120-140, 2020. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/312. Acesso em: 25 abr. 2023.
MOUL, Renato; MOURA, Maria; ARAÚJO, Mônica. Perfis biológico, sociobiológico e cultural nas concepções de estudantes do ensino médio sobre animais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 293-310, 2020.
PASSOS, Daniel; MACHADO, Laís; LOPES, Alexandre.; BESERRA, Bernadete. Calangos e lagartixas: concepções sobre lagartos entre estudantes do Ensino Médio em Fortaleza, Ceará, Brasil. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 1, p. 133-148, 2015.
PINAR, Willian. O que é a Teoria de Currículo?. Porto: Porto Editora, 2007.
PINHEIRO, Michele; PATRÍCIO, Priscilla; FAMADAS, Kátia; LOURENÇO, Elizabete. Morcegos (Mammalia: Chiroptera) na percepção de alunos do ensino médio do município do Rio de Janeiro - A importância do ensino de Ciências/Biologia na conservação dos morcegos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 1, p. 7-15, 2018.
PINHEIRO, Maristela; SCOPEL, Janete; BORDIN, Juçara. Confecção de uma coleção didática para o ensino de Zoologia: Conhecer para preservar o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Scientia cum industria, v. 5, n. 3, p. 156-160, 2017.
PONTE, Carlos Fidelis; LIMA, Nísia Trindade; KROPF, Simone Petraglia. O sanitarismo (re) descobre o Brasil. In: PONTE, Carlos; FALLEIROS, Ialê (org.). Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.
POPKEWITZ, Thomas. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.
POPKEWITZ, Thomas. Estudos curriculares, História do Currículo e Teoria Curricular: a razão da razão. Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 47-68, jan./abr. 2020. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4555. Acesso em: 25 abr. 2023.
POPKEWITZ, Thomas. Cosmopolitismo, o cidadão e os processos de abjeção: os duplos gestos da pedagogia. Cadernos de Educação, n. 38, p. 361-394, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1575. Acesso em: 25 abr. 2023.
ROMANO, Adriano; SOUZA, Hilton; NUNES, Josué. Contribuição do Jogo Didático “conhecendo os invertebrados” para o Ensino de Biologia. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 325-343, 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/621. Acesso em: 25 abr. 2023.
SANTOS, George; PINHEIRO, Ulisses; RAZERA, Julio. Ensino do Filo Porifera em região de espongiofauna: o ambiente imediato em aulas de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 193-205, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4248. Acesso em: 25 abr. 2023.
SANTOS, Túlio Vieira. Entre potes, alfinetes, lâminas e currículos: espaços de confinamento dos animais na disciplina escolar Biologia. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
SEGATA, Jean. O Aedes aegypti e o digital. Horizontes antropológicos, v. 23, p. 19-48, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/159758. Acesso em: 25 abr. 2023.
SILVA, Vanessa; SILVA, Juliana; GELLER, Marlise. O uso de diferentes estratégias no ensino de artrópodes: relato de uma experiência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências [S. l.], v. 12, n. 1, p. 81-92, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4220. Acesso em: 25 abr. 2023.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org,). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, p. 73-102, 2000.