The The LIBRAS interpreter in Science and Biology teaching for deaf students
Main Article Content
Abstract
The objective of this research was to know what the interpreters think about the teaching of Science and Biology for the deaf. We conducted a qualitative research with 14 interpreters, we used a semi-structured questionnaire with six questions. The lack of knowledge of technical terms, lack of signs aimed at the LIBRAS area, lack of prior knowledge of the student, teacher planning, concrete and visual materials, were the difficulties pointed out by the interpreters. Content with difficulties are Genetics, Botany, Zoology and Cytology. The more deaf students in the classroom, the more interaction results. The participants built a good relationship with the Science / Biology area, their training in basic education, favoring the teaching of this discipline, in the view of the interpreter.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
AMARO, A., PÓVOA, A., MACEDO, L. A Arte de fazer questionários. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Departamento de Química, Metodologias de Investigação em Educação. Disponível em: www.feis.unesp.br/Home/DTADM/STDARH/.../educacaosaude/.../escalas.doc. Acesso em: 14 mar. 2018.
BORGES, F. A.; NOGUEIRA, C. M. I. O ensino e a aprendizagem de matemática para surdos inclusos: o que dizem intérpretes de LIBRAS? EMR-RS- Ano 17-2016 n 17 V. – pp 121-134. Disponível em: www.sbemrs.org/revista/index.php/2011_1/article/download/244/162 . Acesso em 14 de mar. de 2018.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 11 de dez. de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei e Bases da Educação nacional, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: Recomendações para a construção de escolas inclusivas. 2. ed. Coordenação geral SEESP/MEC. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 96 p. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/const_escolasinclusivas.pdf. Acesso em: 12 de out. de 2017.
CAPOVILLA, F. C. et al. Avaliando Compreensão de Sinais da Libras em Escolares Surdos do Ensino Fundamental. Universidade de São Paulo. Interação em Psicologia, v.8, n.2, p.159-169, 2004. Disponível em: http://www.ip.usp.br/laboratorios/lance/pdfs_para_download/Avaliando%20compreens%C3%A3o%20de%20sinais%20da%20Libras%20em%20escolares%20surdos%20do%20ensino%20fundamental.pdf. Acesso em: 19 de out. 2017.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Ficha da Disciplina Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/sites/faced.ufu.br/files/arquivos/GPG055%20%20L%C3%ADngua%20Brasileira%20de%20Sinais%20LIBRAS.pdf. Acesso em 29 de mar. de 2018.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 2222 p. ISBN 978-85-385-4198-1.
GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. v.22, n. 2, p.201-201, maio/ago. 2006.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica - Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
LACERDA, C. B. F de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v26n69/a04v2669. Acesso em: 23 de abr. de 2018.
LACERDA, C, B. F. de; ALBRES, N. de A.; DRAGO, S. L dos S. Política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Educ. Pesqui, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 65-80, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a05. Acesso em: 30 de Nov. de 2018.
MACHADO, F. M. A. Interpretação e tradução de libras/português dos conceitos abstratos crítico e autonomia. Universidade de Caxias do sul. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/767/Dissertacao%20Flavia%20Medeiros%20Alvaro%20Machado.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 de mai. de 2018.
MINAS GERAIS. Resolução SEE n°2903, de 16 de fevereiro de 2016. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/images/documentos/2903-16-r.pdf . Acesso em: 11 de nov. de 2017.
MINAS GERAIS. Resolução SEE n°3643, de 20 de Outubro de 2017. Disponível em: http://designacao-see-mg.com.br/wp-content/uploads/2017/10/resolucao-see-mg-3643.pdf . Acesso em: 11 de nov. de 2017.
OLAH, L. V de A. S.; OLAH, N. C. S. Inclusão em Educação: Caminhos, Políticas e Práticas o intérprete de LIBRAS e a inclusão social do surdo. Revista Pandora Brasil, n. 24, Novembro de 2010. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/inclusao/intérprete_libras.pdf. Acesso em: 15 de nov. de 2017.
OLIVEIRA, B. F. Desafios na inclusão dos surdos e o intérprete de LIBRAS. Diálogos & Saberes, Mandaguari, v. 8, n. 1, p. 93-108, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/MASTER/Downloads/271-270-1-PB%20(1).pdf . Acesso em: 21 de mar. de 2018.
OLIVEIRA, W. D. de; BENITE, A. M. C. Estudos sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e o professor: implicações para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 15, n. 3, 2015 Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências ISSN 1806-5104 / e-ISSN 1984-2686 597. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/viewFile/2535/1936. Acesso em: 06 de Dez. de 2017.
OLIVEIRA W de. D.; MELO, A. C, C. de; BENITE, A. M. C. Ensino de ciências para deficientes auditivos: um estudo sobre a produção de narrativas em classes regulares inclusivas. Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão. REIEC, v.7, n.1, p.1-9, jul. 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v7n1/v7n1a01.pdf /. Acesso em: 19 de out. 2017.
PEREIRA, C. L; SANTOS, M. Educação Inclusiva: uma breve reflexão sobre avanços no Brasil após a Declaração de Salamanca. Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 265-274, 2009. Disponível em: http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n2/21-POS-GRADUACAO-01.pdf. Acesso em: 21 de nov. de 2017.
RIEGER, C. P. E. A Formação do intérprete de LIBRAS para o ensino de ciências – Lacunas Refletidas na Atuação do TILS em sala de aula. Centro de Educação Letras e Saúde. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/1023/1/Camila_Rieger_2016.pdf. Acesso em: 07 de
REIS, E. dos, S.; SILVA, L. P. O ensino das ciências naturais para alunos surdos: concepções e dificuldades dos professores da escola Aloysio Chaves. Revista do EDICC (Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura), v. 1, p. 240, out./2012. 240. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/2312/2362. Acesso em: 19 de out. 2017.
SANTIAGO, N. C.O Ensino e a aprendizagem das ciências dos alunos com surdez. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria De Pesquisa e Pós-Graduação Especialização em Ensino De Ciências. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4383/1/MD_ENSCIE_II_2014_66.pdf. Acesso em: 06 de Dez. de 2017.
SILVA, C. F. e; GAIA. M. C. de M. Educação inclusiva e o ensino de ciências. Disponível em: file:///C:/Users/MASTER/Downloads/402-1212-1- PB%20(3). pdf . Acesso em 19 de out. de 2017.
SOUSA, S. F. de; SILVEIRA, H. E. da. Terminologias Químicas em LIBRAS: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Terminologias Químicas em LIBRAS, v. 33, n.1, fev.2011.