Profile of EJA students in schools of the Regional Superintendency of Education in Colatina / Espírito Santo
Main Article Content
Abstract
The work verified how biology teaching happens at the SRE Colatina EJA, as well as, elaborated, applied and evaluated a didactic sequence. The diagnosis of the biology teaching situation was made through the application of semi-structured questionnaires to biology students and teachers, with data tabulation. A didactic sequence was elaborated using active methodology on microbiology. The students are predominantly young, have some access to the internet and are in the job market, are interested in taking the ENEM test, the teaching material used by them must undergo adaptations. The development and use of a Practical Lesson Kit proved to be effective since the average in the post-class questionnaire was greater than 85%.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ARROYO, M. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.
BARDIN, Laurence. L’analyse de contenu. 10 ed. Paris: Presses Universitaires de France, 2001. v. 93117
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação de Jovens e Adultos /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2000.
BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.
CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.57, n.5, p.611-614, 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672004000500019 . Acesso em: 01 fev. 2020.
CARVALHO, Luana Rocha da Silva. Uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da EJA: perspectivas didáticas, uso das TIC's e recursos pedagógicos. 2016. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
CRESPO, Antônio Arnot. Estatística fácil. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
DANTAS, Alessandra Torrezan Sanches. Aprendendo fermentação biológica por investigação. In: VI SINECT – SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2018, 6., 2018. Anais... Ponta Grossa: PPGECT, 2018. Disponível em: http://www.sinect.com.br/2018/down.php?id=4056&q=1 . Acesso em: 01 jun. 2019.
DELIZOICOV, Demétrio. Tensões e transições do conhecimento. 1991. Tese de Doutorado. IFUSP/FEUSP, São Paulo, 1991.
_____. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001. p. 125-150.
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DEMÉTRIO, Clayson Ferreira. Contextualização de conteúdos na EJA: a percepção de professores de ciências naturais. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11935 . Acesso em: 27 fev. 2019.
FERREIRA, Lorene Dutra Moreira E. Juvenilização na educação de jovens e adultos de Ouro Preto/MG: trajetórias e perspectivas dos estudantes mais jovens. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP. Mariana, MG, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5428/1 /DISSERTA%C3%87%C3%83O_Juveniliza%C3%A7%C3%A3oEduca%C3%A7%C3%A3oJovens.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.
GEGLIO P. C; RAISSA C.S. As diferenças entre o ensino de biologia na educação regular e na EJA. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.2, n.5, p.76-92, 2011. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.594
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf Acesso em: 01 jul. 2020.
LIRA, Luzia dos Santos. A importância da prática experimental no ensino de biologia na educação de jovens e adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) -Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
MERAZZI, Denise Westphal; OAIGEN, Edson Roberto. Atividades práticas do cotidiano e o ensino de ciências na EJA: A percepção de educandos e docentes. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 3, p. 1-18, jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1727. Acesso em: 05 ago. 2020.
MENEZES, Betânia Silva Rocha; GABRIEL, Júlio César de Castro. Enem comunitário: uma proposta para a contenção da evasão escolar e o desestímulo na EJA. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
MORAIS, Francisco Alexandro de. O ensino de Ciências e Biologia nas turmas de EJA: experiências no município de Sorriso - MT. Revista Iberoamericana de Educación n.º 48/6 - 10 de marzo de 2009. EDITA: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). Disponível em: https://rieoei.org/historico/expe/2612Morais.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.
MOREIRA, L. C.; SOUZA, G. S. de. O uso de atividades investigativas como estratégia metodológica no ensino de microbiologia: um relato de experiência com estudantes do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências. v. 11, n. 3, p. 1-17, IF.UFMT, Cuiabá, 2016.
MOTA, Elaine Aparecida. O ensino de ciências e de biologia na EJA: trabalhando com o lúdico. Instituto Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2015, 19 f. Disponível em : https://caco.ifsc.edu.br/arquivos/proeja/artigos_especializa%C3%8 7%C3%83o_proeja_ead/Elaine%20-%20Artigo%20final.pdf . Acesso em: 26 fev. 2019.
MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.
NASCIMENTO, Geusa Maria Arnaldo do, Práticas pedagógicas e materiais didáticos criativos e dinâmicos no ensino da biologia em EJA, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA) - Universidade de Brasília/ UAB. Brasília, 2010. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/5857/1/2010_GeusaMariaArnaldoDoNascimento.pdf Acesso em: 27 fev. 2019.
PARANHOS R.D; CARNEIRO M.H.S. Ensino de biologia na educação de jovens e adultos: distribuição da produção científica e aspectos que caracterizam o interesse intelectual de um coletivo de pesquisadores. Revista Contexto e Educação, n.108, p. 269-286, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.269-286
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v.16, n.1, p.59-77, 2011.
SILVA, Simone Gonçalves da. A certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio: implicações no currículo e no trabalho docente da educação de jovens e adultos. 2014. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
VARGAS, P. G.; GOMES, M. DE F. C. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos: novas práticas sociais, novos sentidos. Educação Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 449-463, abr./jun. 2013.