Reproduction, body and sexualities curricular dialogues with integrated high school students
Main Article Content
Abstract
The aim of this study was to investigate the curricular possibilities offered by an institution while examining the demands of students on the subject. This is an exploratory qualitative research. We work with open and closed questions. Data were tabulated and analyzed using simple statistics using tables and graphs. The results reveal the importance of creating activities that go beyond the limits of disciplines. Students defend greater integration between areas as a fundamental factor for learning. The Biology-Sociology integration was considered ideal by the majority. The experiences are another highlight in the students' view. Thinking in an articulated way the approaches on the subject is unavoidable.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ANDRADE, Marcela Pereira; SILVA, Maria. Adelane; SIQUEIRAS, Danielle D’Ávila; MENDONÇA, Glícia; ABREU, Leidy Daiane. Promoção da saúde sexual e reprodutiva de puérperas adolescentes: abordagem educativa baseada nos círculos de cultura de Paulo Freire. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 11, n. 1, 2012.
AZEVEDO, Maicon; BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; SELLES, Sandra Escovedo. Ameaças à profissão docente no Brasil: desafios ao ensino de Ciências e Biologia em debate. Fronteiras & Debates, v. 7, n. 2, p. 43-57, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18468/fronteiras.2020v7n2.p43-57
AZEVEDO, Maicon. Avaliação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2018. Anais... Belém, PA, 2018. Tema: O que a vida tem a ensinar ao ensino de biologia? v. 1. p. 5626-5635 .
AZEVEDO, Maicon. Articulando diálogos entre o currículo e a educação profissional e tecnológica no CEFET/RJ: tecendo uma proposta. Curitiba: Ed. Prismas, 2014. p.164-185. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/347535624_Articulando_dialogos_entre_o_Curriculo_e_a_Educacao_profissional_e_Tecnologica_no_CEFETRJ_tecendo_uma_proposta
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Ed. Revista e Ampliada, 2011.
BAUMFELD, Tiago Soares et al. Autonomia do cuidado: interlocução afetivo-sexual com adolescentes no PET-Saúde. Revista brasileira de educação médica, v. 36, p. 71-80, 2012.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRASIL. Planos Nacionais de Direitos Humanos (PNDH, PDNH II e PNDH III). Decreto Nº 7.037. Brasília, DF, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico HIV-AIDS. Bol Epidemiol.; v. 1, n. 1, p. 1-60, dez., 2012.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacional do Ensino Profissional e Tecnológico, CNE, Resolução nº 5/2011, DOU. Brasília, DF, 2012.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, 2005.
COELHO, Leandro Jorge; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Diversidade sexual e ensino de ciências: buscando sentidos. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, p. 893-910, 2015.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos; POCAHY, Fernando Altair. Gênero, sexualidade e juventude (s): problematizações sobre heteronormatividade e cotidiano escolar. Civitas-Revista de Ciências Sociais, v. 18, n. 1, p. 124-137, 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação & Sociedade, v. 28, p. 1129-1152, 2007.
GOODSON, Ivor. O Currículo em mudança. Estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora, 2001.
GOODSON, Ivor Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
HORTON, Myles; FREIRE, Paulo. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte, MG, Autêntica, 2017.
LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, v. 32, p. 1067-1084, 2011. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0101-73302011000400010 . Acesso em:15 nov. 2021.
LOPES, Alice Casimiro. Discursos curriculares na disciplina escolar química. Ciência & Educação (Bauru), v. 11, p. 263-278, 2005.
LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MARIUZZO, Terezinha. Formação de professores em orientação sexual: a sexualidade que está sendo ensinada nas nossas escolas. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências. Bauru, SP. 2003.
MACEDO, Senei da Rocha Henrique; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes; PESSOA JÚNIOR, João Mário; NÓBREGA, Vannucia Karla de Medeiros. Adolescência e sexualidade: scripts sexuais a partir das representações sociais. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, p. 103-109, 2013.
MINAYO, Maria Cecília; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
SANTANA, Margarida Carvalho; WALDHELM, Mônica de Cássia Vieira. Abordagem da sexualidade humana em livro didático de ciências-desvelando os bastidores de uma proposta. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 2, n. 2, 2009. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i2.a21040
SANTOMÉ, Jurjo Torres Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, educação e saúde, v. 1, p. 131-152, 2003.
VALENÇA, Cristiana Rosa; CARVALHO, Keila Lúcio Gênero, sexualidade e protagonismo juvenil: relato de uma experiência no CEFET-RJ. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 20, p. e10516, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10516. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10516 . Acesso em: out. 2022.